Chegar ao Ensino Médio sem saber qual profissão seguir é a realidade da maior parte dos alunos. Por isso, alguns recorrem ao teste vocacional para faculdade.

Essa ferramenta pode ser bem efetiva no que diz respeito ao direcionamento do estudante. Contudo, por si só, não é capaz de decidir o futuro de ninguém.

Neste post, vamos explicar como esse processo funciona e quais resultados você pode esperar dele. Acompanhe para saber mais.

Momento de decisão

Escolher uma graduação para cursar é desafiador para maioria dos jovens. O peso da decisão causa insegurança e muitas vezes angústia nessa faixa etária.

Some a isso ainda a imaturidade típica da idade e a pressão dos pais e amigos. Uma pergunta parece martelar a cabeça do aluno por onde quer que ele vá – “qual é a carreira que devo seguir?”

Todos parecem querer descobrir sobre o futuro do jovem. Mas, muitas vezes, ele não está preparado para dar essa resposta.

Quando a dúvida gera incerteza e ansiedade, pode ser a hora de participar de um processo de orientação profissional.

O que é orientação profissional?

Por muitos anos, o termo orientação profissional foi tratado como sinônimo de teste vocacional. Mas, recentemente, os especialistas passaram a diferenciar cada vez mais seus significados.

A orientação profissional vai muito além da escolha de uma carreira a se seguir. Está ligada com todas as etapas da vida do trabalhador, da faculdade a aposentadoria.

O processo de orientação profissional é capaz de direcionar a pessoa a entender qual é a sua fase de vida. Trata-se de um instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal.

Por meio dele, é possível traçar metas para alcançar novos cargos e receber promoções salariais. 

Essa é uma excelente forma de alinhar suas ações aos resultados e ganhos esperados para a sua aposentadoria.

E então, o que é teste vocacional para faculdade?

Como você pode perceber, o processo de orientação profissional é bem amplo. Ao contrário do que acontece com o teste vocacional para a faculdade.

Como o nome já adianta, o teste é uma espécie de levantamento de habilidades e competências pessoais. Essa pesquisa tem como finalidade identificar quais são as áreas com as quais o aluno mais se identifica.

Não existem testes milagrosos. Nenhum relatório definirá qual é a profissão que a pessoa deve seguir com certeza. Não espere uma resposta exata de qual carreira escolher.

Antes de mais nada, o teste vocacional é uma ferramenta de autoconhecimento. Por isso, não há respostas do tipo ‘faça tal curso’. 

O papel dele é fazer com que o aluno reflita sobre seus interesses e suas expectativas. A partir disso, será fácil apontar possíveis áreas de trabalho.

Esse levantamento é feito com base em perguntas variadas. Alguns exemplos são:

  • o que o aluno gosta de fazer?
  • quais as matérias mais lhe interessaram no Ensino Médio?
  • quais habilidades ele tem desenvolvidas?
  • quais disciplinas o estudante não gosta?
  • o que ele espera do ambiente de trabalho?
  • quais seus objetivos de vida?

A partir dessas respostas, o aplicador conduzirá uma reflexão para que o estudante consiga identificar seus diferenciais. 

Normalmente, o teste vocacional para faculdade é aplicado por um psicólogo que está habilitado para analisar seus resultados.

Recentemente, a tarefa passou a ser assumida também por alguns coachings de carreira, que passaram a desempenhar esse papel. 

Qual é o melhor teste vocacional para faculdade

Como escolher uma profissão?

O resultado do teste vocacional para faculdade costuma apontar três áreas com as quais o aluno tem mais afinidade.

O estudante pode usar essas respostas como ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada.

Escolher uma profissão é um processo que exige tempo e cautela. Antes de qualquer coisa, a decisão deve refletir seus interesses pessoais.

Optar por uma carreira por influência dos pais ou simplesmente pelo salário não vai levar você a lugar algum. Rapidamente, você se sentirá frustrado e poderá até mesmo desistir de exercer a atividade.

Para evitar que a situação chegue a esse ponto, listamos alguns passos que podem ser seguidos:

1) Converse com profissionais da área

Procure conhecer pessoas que já trabalham na profissão que você pretende seguir. Pergunte quais são os desafios da área e como é o seu dia a dia.

Quanto mais você souber da realidade da carreira, menor será a chance de não se decepcionar.

Mesmo que você não conheça pessoalmente um trabalhador do ramo, é possível se conectar com ele por redes sociais. 

O Linkedin é uma rede profissional na qual há várias pessoas dispostas a esclarecer dúvidas e orientar jovens.

2) Pesquise a faixa salarial

Já falamos aqui que um dos maiores erros dos jovens é optar por uma carreira só porque ela tem um salário alto. Porém, mesmo que a faixa salarial não seja um critério decisivo na escolha, ela deve ser levada em conta.

Faça um levantamento sobre a média de remuneração em diferentes níveis de carreira. Avalie se os valores são compatíveis com seus objetivos.

Qual é o melhor teste vocacional para faculdade?

3) Entenda como é o mercado de trabalho

A empregabilidade está ligada à capacidade da pessoa encontrar um novo trabalho na sua área. Quanto mais rápido isso acontecer, maior ela é.

Entender qual é o nível de empregabilidade de carreira pretendida é fundamental para sustentar a sua escolha. Afinal, ninguém quer se formar na faculdade sem chance de contratação, não é mesmo!?

Tenha ciência dos desafios que esperam por você para fazer uma escolha mais consciente. 

4) Pesquise a grade curricular do curso

Antes de exercer a profissão dos seus sonhos, você precisará estudar por no mínimo 4 anos na faculdade. Por isso, o ideal é que você se informe sobre a grade curricular do curso que pretende fazer.

Isso ajudará você a entender o que esperar da graduação, acertando suas expectativas em relação ao que é estudado.

Avalie se as disciplinas são compatíveis com seus interesses e se o curso realmente faz sentido para você.

O teste vocacional para a faculdade é uma excelente ferramenta para dar o primeiro passo rumo ao autoconhecimento.

Com o resultado dele em mãos, você conseguirá reduzir o número de possibilidades de carreira. Assim, será mais fácil pesquisar sobre as opções e compreender qual tem mais a ver com seu perfil. 

Procure um especialista habilitado para realizá-lo. Esse pode ser o momento inicial de uma carreira de muito sucesso. 

Gostou das dicas? Descubra mais sobre o Enem clicando neste link.