Sem tempo para ler o artigo? Escute a narração no player a seguir:

Quem está em busca de um teste vocacional gratuito pode acabar esbarrando com alguma citação do método japonês Ikigai. Isso porque essa metodologia é bem interessante para que os jovens possam refletir sobre as suas características e a forma como elas podem ser aplicadas no mercado de trabalho.

Apesar de não ser um teste vocacional, essa metodologia pode ajudar a descobrir quem é você e quais são suas aspirações. Por isso é importante conhecê-la e saber como aplicá-la.

Neste post, tiraremos as suas principais dúvidas sobre o teste vocacional gratuito, bem como explicaremos o que é o método Ikigai e como você pode aplicá-lo para encurtar o caminho para o sucesso profissional no mercado de trabalho. 

Siga a leitura e confira tudo isso!

guia para desenvolver soft skills

Qual o melhor teste vocacional gratuito?

Na internet existem vários sites com testes vocacionais gratuitos. No entanto, nem todos são confiáveis ou elaborados por profissionais sérios e que realmente podem ajudá-lo a escolher uma profissão.

É importante que você entenda que há todo um trabalho por trás de um teste vocacional, que visa entender as especificidades da personalidade de cada pessoa. Por isso, não vão ser 10 perguntas online que conseguirão expressar exatamente qual é a sua melhor opção de carreira.

O teste vocacional gratuito e online, independentemente do site escolhido, pode ajudá-lo a se conhecer melhor, mas o resultado não precisa ser usado como regra para nada, tampouco ditar uma verdade absoluta.

Onde fazer teste vocacional gratuito?

Você pode fazer um teste vocacional gratuito em qualquer site da internet que disponibilize esse tipo de questionário.

Porém, conforme explicamos, eles não têm a capacidade de ajudá-lo a decidir a sua profissão sozinho, tendo em vista que não há um especialista conduzindo o questionário e analisando as suas respostas.

Teste vocacional é confiável?

O teste vocacional pode ser definido como um instrumento que ajuda as pessoas a reconhecerem os seus atributos. Tem a finalidade de encontrar uma resposta compatível a eles.

Ou seja, ele é uma espécie de exame psicológico, no qual são analisadas todas as características de uma pessoa e como elas “batem” com as exigências de uma carreira em determinada área.

Quando conduzido por um psicólogo, o teste vocacional é sim confiável. Nesses casos, porém, muitas vezes é necessário consultar com o profissional várias vezes e fazer reflexões bem profundas para chegar a um resultado.

Todo esse trabalho não pode ser substituído por um teste simples de internet, em que você simplesmente responde algumas perguntas marcando as alternativas.

Ao optar pelos testes gratuitos, o mais indicado é usar os questionários online como um ponto de partida. Assim, é possível pensar sobre você e não como uma verdade absoluta.

Qual o valor de um teste vocacional?

O valor de um teste vocacional, feito em uma clínica de psicologia, varia de cidade para cidade, bem como pela metodologia aplicada pelo profissional.

Por isso, para saber o valor que pagará por um teste vocacional completo, o ideal é que faça uma consulta aos profissionais que prestam esse tipo de serviço em sua região.

Qual profissional faz teste vocacional?

O teste vocacional é um trabalho que avalia a personalidade dos indivíduos. Por isso, os psicólogos são os únicos profissionais que podem aplicar esse tipo de exame.

Inclusive, essa é uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia como atividade a ser exercida por psicólogos.

Por isso, se você estiver pensando em fazer um teste vocacional pago, procure por um psicólogo que preste esse serviço. 

Tome cuidado para não perder tempo e dinheiro, bem como ficar frustrado com o trabalho de “coaches” ou “especialistas” em carreira que estão aos montes pela internet.

modelo de plano de carreira

Como saber qual é minha vocação?

Para saber qual é a sua vocação, em primeiro lugar, você precisa entender qual é o seu propósito de vida. Já parou para pensar sobre isso?

Falar sobre esse assunto pode parecer assustador!

Muitas pessoas vivem por anos sem refletir o que realmente lhes faz feliz e qual é sua missão de vida. Infelizmente, elas acabam se afastando dos seus sonhos e vivendo uma jornada sem muitas conquistas.

Para evitar que isso aconteça com você, é importante separar alguns momentos de reflexão antes mesmo de chegar à faculdade.

O período de conclusão do Ensino Médio, normalmente, coincide com a fase em que os jovens escolhem uma profissão. 

Trata-se de uma época marcada por dúvidas, incertezas e ansiedade. Se isso estiver acontecendo com você agora, não se assuste! É normal se sentir um pouco perdido mesmo. 

Tire um tempo para se olhar no espelho e se conhecer melhor. Coloque em prática o método Ikigai que vamos explicar mais adiante.

Com a ajuda desta técnica, você poderá identificar o seu propósito de vida. Ou seja, saberá com mais facilidade qual é a profissão que mais combina com o seu perfil. Afinal, a vida não pode ser só pagar boletos, não é mesmo!?

Como saber qual carreira seguir? Conheça o método Ikigai!

O método Ikigai foi criado no Japão e consiste em uma filosofia de vida. Ele não substitui um teste vocacional com psicólogo, mas pode ajudá-lo a refletir mais sobre as suas escolhas.

A palavra Ikigai não tem tradução literal no português. Porém, seus elementos podem ser traduzidos em partes para que o contexto seja compreendido.

O termo “iki” está ligado à vida. Já “kai” faz referência ao alinhamento de expectativas. Fazendo uma junção simples, é possível dizer que Ikigai é um estado de espírito onde metas e realizações são harmônicas.

Ou seja, um estado de extrema produtividade. Há autorrealização, já que tudo o que é produzido pela pessoa faz sentido em sua evolução pessoal.

Essa técnica pode ser aplicada com diversos objetivos para que a pessoa possa conhecer melhor seus pontos fortes e fracos. 

É o ponto de partida para que o indivíduo entenda como pode encontrar a plenitude em sua vida.

Como saber qual é o meu talento profissional? Veja o passo a passo do Ikigai

Nosso foco aqui é falar sobre desenvolvimento de carreira. Portanto, vamos nos restringir a abordar como o método pode ser usado como teste vocacional gratuito.

A técnica Ikigai consiste no uso de uma mandala com quatro pontos. Eles devem ser levados em consideração para identificação do propósito de vida.

Entenda o que são cada um deles e como identificá-los, respondendo a uma série de perguntas. Veja!

1º pergunta: o que amo fazer?

Escolher uma profissão é mais fácil quando você conhece suas aptidões. Ou seja, aquilo que realmente lhe dá prazer em fazer.

Comece listando tudo o que você faz no dia a dia que lhe faz sentir realizado. Pense nas pequenas coisas da sua rotina.

Cada pequena pista é importante para o resultado final da mandala Ikigai. Por isso, não deixe nada de fora.

Você pode incluir aqui até coisas que pareçam não ter sentido para a vida profissional, como assistir filmes e séries, sair com os amigos etc.

2º pergunta: o que posso fazer bem?

O segundo ponto da mandala Ikigai diz respeito ao que você pode fazer bem. Aqui, é importante pensar sobre os seus diferenciais.

Quais problemas você resolve das outras pessoas? No que você de fato é bom? Quais são seus pontos fortes que lhe fazem único e especial?

Ao fazer essa reflexão, pense naquilo que os outros dizem que você é bom. Por exemplo, se seus colegas de escola dizem que você consegue se sair bem ao apresentar os trabalhos solicitados pelos professores, esse pode ser o seu diferencial.

Se você manda bem em desenho, escreve bem ou tem boas habilidades para resolver operações matemáticas, essas são as suas habilidades. E por aí vai!

guia para ter sucesso no linkedin

3º pergunta: o que posso ser pago para fazer?

O terceiro passo vai cada vez mais em direção à escolha da carreira em si. É uma etapa um pouco mais prática do que as anteriores.

A proposta neste ponto é começar a traduzir suas habilidades e competências em atividades.

Quais profissões combinam com os pontos fortes que você já identificou? Qual área está mais próxima aos seus desejos e interesses pessoais?

Caso necessite de ajuda neste ponto, você pode recorrer ao Jogo das Profissões para descobrir mais informações sobre possíveis carreiras.

Pesquise a fundo as áreas selecionadas para ter certeza de que elas realmente atendem às suas expectativas.

Tenha em mente pontos como:

  • empregabilidade;
  • média salarial;
  • descrição das atividades do dia a dia;
  • desafios dos profissionais;
  • habilidades e competências comportamentais;
  • conhecimento técnico exigido.

4º pergunta: o que o mundo precisa?

A última etapa para a construção da sua mandala do método Ikigai pode parecer mais abstrata e idealista. Porém, é fundamental para que você se sinta realizado após ser empregado. 

É chegada a hora de pensar qual é a sua missão no mundo. Como você espera ser reconhecido pelos outros? O que você acrescentará à sociedade nesta passagem pela Terra? Qual é o impacto que você quer gerar com o seu trabalho?

Esse estágio foi criado para que a pessoa consiga unir os seus interesses à sua função social, fechando o ciclo.

Etapa final: faça combinações

Assim como qualquer mandala, a interseção entre as áreas comuns de dois círculos acaba gerando um novo fator.

Neste caso, as interseções são muitas e estão ligadas a pontos fundamentais para vida de qualquer um:

  • Aquilo que você é bom + Aquilo que você ama = Paixão. Tudo aquilo que faz seus olhos brilharem mais forte no dia a dia;
  • Aquilo que você ama + O que o mundo precisa = Missão. Intuito superior aos demais na sua vida;
  • O que o mundo precisa + Aquilo que você é pago para fazer = Vocação. Atividade a qual você tem mais talento para exercer;
  • Aquilo que você é pago para fazer + Aquilo que você é bom = Profissão. Trabalho que você executa no dia a dia;
  • Paixão + Missão + Vocação + Profissão = Ikigai. Estado de plenitude na vida profissional e pessoal.

Entender cada um deles e acompanhá-los ao longo da vida é fundamental. Isso ajudará a desenvolver um plano de ação para reajustar o que for necessário. 

Como você pode notar, o método Ikigai é, entre outras coisas, um teste vocacional gratuito bastante fácil de se aplicar.

Por que eu não consigo decidir minha profissão?

É bastante comum que os jovens tenham muitas dúvidas na hora de escolher a profissão. Isso acontece por uma série de motivos, como pressão dos pais e do mercado de trabalho, bem como a falta de conhecimento sobre o que realmente cada profissional faz.

Por isso, é interessante pesquisar sobre as suas habilidades e entender sobre as profissões em que elas podem ser empregadas. Assim, a escolha poderá ser mais tranquila.

Com algumas horas de reflexão, você já consegue ter mais clareza sobre o seu propósito. Consequentemente, também entenderá mais sobre a sua carreira ideal no futuro.

É por isso que o método Ikigai pode ser definido como um bom teste vocacional gratuito. Ele é uma excelente opção para você refletir sozinho, caso não tenha a oportunidade de fazer um acompanhamento profissional no momento de escolha da carreira.

Experimente aplicá-lo e nos conte depois como foi a sua experiência! 

Também oferecemos para você um modelo de plano de carreira com um passo a passo para alcançar o sucesso em cada etapa da sua vida profissional. Baixe agora mesmo!

passo a passo para se tornar um profissional inovador