Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

O começo do ano é uma boa época para rever suas metas e traçar novos focos. Entender como fazer um plano de carreira é muito importante para quem está cursando uma faculdade.

Desde o começo do curso, é possível planejar os resultados esperados, criando objetivos concretos para cada etapa.

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Acompanhe até o final para aprender a criar seu próprio plano de carreira.

Vamos lá!

O que é plano de carreira?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é um plano de carreira. Esse tipo de documento é um guia sobre o que você espera da sua vida profissional.

Tem como objetivo nortear o seu desenvolvimento enquanto trabalhador para que você conquiste o que deseja.

Como o próprio nome já diz, o plano de carreira é um planejamento do que se espera que aconteça. Ou seja, uma forma de aproximar as suas expectativas com o que acontece na realidade.

Com o apoio desse processo, é possível:

  • identificar quais competências e habilidades precisam ser desenvolvidas;
  • mapear oportunidades de crescimento profissional;
  • se autodesenvolver, estando mais apto a receber promoções e aumentos salariais;
  • mudar a área de atuação, dando novos rumos à carreira;
  • deixar de ser empregado e abrir o próprio negócio;
  • planejar-se para férias prolongadas ou até mesmo para aposentadoria;
  • organizar-se para fazer um intercâmbio profissional;
  • terminar os estudos e recomeçar uma nova etapa. 

Cada situação dessas exige uma atenção especial e um planejamento personalizado. Todo plano de carreira deve ser contextualizado com a realidade de quem o faz.

Por isso, é importante revê-lo de tempos em tempos para acrescentar novas metas, medir resultados e mudar o que for preciso.

ACESSAR MATERIAL

Como funciona?

Um bom plano de carreira deve responder algumas perguntas básicas. Por isso, antes de desenvolvê-lo, é muito importante que sejam feitas:

  • pesquisas de mercado para analisar qual é o panorama do mercado de trabalho e da profissão almejada;
  • análise dos seus próprios objetivos, compreendendo o que você deseja alcançar profissionalmente;
  • investigação das suas competências profissionais para que cada pessoa tenha conhecimento dos seus pontos fortes e fracos.

Essas informações são muito importantes para ter noção sobre o cenário em que o trabalhador está inserido.

Com apoio delas, é possível antever soluções para os desafios que serão encontrados e diminuir riscos de falha ao longo do processo.

Todo plano de carreira deve ter metas claras e capazes de serem medidas. Uma boa forma de fazer isso é construir metas SMART.

A sigla SMART é a abreviatura de alguns termos em inglês. Em tradução livre:

  • S quer dizer específico;
  • M de mensurável;
  • A de alcançável;
  • R de realista;
  • T de temporal.

Esse método pode ser usado para definir as metas do seu plano de carreira de forma mais assertiva.

Depois de escrever seus objetivos, revise cada um deles para averiguar se elas atendem todos os requisitos das metas SMART. Se tudo estiver correto, é sinal de que o seu plano de carreira está no caminho certo.

Guia definitivo: como fazer um plano de carreira

Como fazer um plano de carreira?

Antes de responder essa pergunta, é preciso esclarecer um mito que ronda o mercado de trabalho. Fazer um plano de carreira é tarefa do profissional e não da empresa.

Por mais que o local de trabalho possua um plano de cargos e salários, o trabalhador deve lembrar que ele atende os interesses da empresa.

Nem sempre os seus próprios desejos e as oportunidades de crescimento serão congruentes. Portanto, o melhor mesmo é que os dois sejam feitos de forma complementar e não substituta ou isolada.

Há dois modelos mais comuns de plano de carreira:

Carreira em Y  

Este modelo foi criado para suprir a necessidade de especialistas de recursos humanos de reconhecer talentos. Fizeram tudo isso pensando que sem isso ele tenha que assumir a parte de gestão de pessoas.

Seguindo este molde, um gestor tem o mesmo peso estratégico e relevância de um analista sênior que atue como referência técnica para o seu time.

O modelo foi criado para evitar que pessoas com perfil técnico cheguem a cargos de liderança e se frustrem por não terem oportunidades dentro da empresa. 

Guia definitivo: como fazer um plano de carreira

Carreira em W

O modelo de carreira em W é uma evolução do padrão anterior. Segundo esta teoria, há um terceiro nível hierárquico entre coordenadores e analistas sêniores.

O ponto de equilíbrio é representado pela coordenação técnica das áreas. Essa carreira é uma mescla entre o perfil de gestão com o cuidado e o zelo pelas entregas técnicas. 

Essa possibilidade de desenvolvimento é ideal para quem deseja vivenciar um pouco das duas alternativas antes de decidir qual caminho seguir.

Pode servir também para quem deseja desenvolver novas habilidades comportamentais e conhecimento específico sobre a empresa.

Esse é um caminho rico, pois exige muita flexibilidade e dinamismo do colaborador. 

Esta é um tipo de carreira muito comum para quem trabalha em áreas como gestão de projetos, por exemplo. 

Qual é a sua importância?

O plano de carreira é muito importante para quem deseja materializar seus sonhos e até mesmo para quem está buscando recolocação.

Como já adiantamos, tem como princípio indicar caminhos para que as pessoas se desenvolvam. Ter um propósito profissional claro e bem definido é válido para se auto motivar e se desenvolver.

Quem conta com a sorte e espera que a própria carreira se ajeite se perde no tempo e falha. Afinal, como diria Lewis Carroll, “se você não está indo, qualquer lugar basta”. 

Agora que você já sabe como fazer um plano de carreira, ficou mais fácil alcançar as suas metas e realizar seu sonho.

Aproveite o recesso entre as aulas da faculdade para tirar suas ideias do lápis o seu planejamento. Comece o ano compromissado com a sua vida profissional e vá mais longe com os resultados do seu trabalho.

Crie o seu plano com base em 5 anos, assim, você estará mais apto para brincadeira. Registre em um local seguro e, de preferência á vista volte nele de tempos em tempos para fazer uma reflexão. 

Gostou da dica? Que descobrir como atrair melhores oportunidades de trabalho? Clique neste link.

BAIXAR AGORA