Encontrar uma nova oportunidade de trabalho é o objetivo de muitos brasileiros. Para que isso se realize, é necessário ter foco e estratégia.

De nada adianta sair enviando currículos sem critério para qualquer empresa. Isso só irá fazer com que você se queime com os recrutadores.

Antes que você cometa este erro, criamos um guia prático para facilitar a procura por uma oportunidade de trabalho. Acompanhe!

7 dicas para encontrar as melhores oportunidades de trabalho

Tanto quem está em busca do primeiro emprego quanto quem quer mudar de trabalho precisa se manter centrado.

Em momentos de crise como o que o Brasil está passando, muitos profissionais acabam se desesperando. Sabemos que a situação do mercado de trabalho não é a mais favorável. Contudo, alguns cuidados podem ajudar a reduzir o risco deste cenário.

Antes de sair aceitando qualquer proposta de emprego apenas para estar empregado, siga essas orientações:

1) Organize sua rotina

Estar desocupado não é justificativa para passar horas deitado maratonando sua série preferida. 

Ter uma rotina bem estruturada e que contemple a busca diária de emprego é essencial. Tenha horários definidos para se levantar, se alimentar, se candidatar às vagas e descansar.

O nosso corpo reage melhor quando conseguimos estruturar nossos horários para as atividades do dia a dia. Pode parecer estranho, mas quem segue uma rotina ativa se sente muito mais motivado do que quem apenas está em repouso.

O simples fato de estar envolvido em diversas atividades aumenta nossa sensação de prazer e bem-estar.

2) Pesquise sobre as empresas que você quer trabalhar

Já parou para pensar onde você gostaria realmente de trabalhar? Criar uma lista com essas organizações prioritárias pode ajudá-lo a entender melhor as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Busque informações na internet sobre a organização. Saiba tudo sobre o histórico dela, os produtos e serviços ofertados, sua missão e seus valores.

Se possível, aproxime-se de pessoas que trabalham lá para entender quais são os pontos negativos e positivos. Você pode buscar essas informações por meio de amigos em comum ou até mesmo no LinkedIn.

Alguns sites, como o Glassdoor, divulgam a média salarial de um cargo em determinadas empresas. Essa pode ser uma boa maneira de descobrir se o valor é interessante antes mesmo de enviar o seu currículo. 

Imagine só ter a sorte de ser chamado para uma entrevista em uma dessas empresas dos sonhos? A sua pesquisa prévia, com certeza, ajudará você a se destacar entre os demais candidatos do processo seletivo.

3) Crie oportunidades

Se as oportunidades não estão surgindo naturalmente, busque criá-las. Que tal fazer uma visita em empresas que você gostaria de trabalhar para entregar seu currículo pessoalmente? É legal montar um currículo para cada uma dessas empresas. Dessa forma você consegue colocar no papel aquilo que é mais relevante para cada um desses lugares que selecionou.

Bater de porta em porta pode mostrar que você realmente está interessado em trabalhar naquele local. 

Outra maneira de maximizar as oportunidades é cadastrar currículo em sites de emprego e manter um perfil atualizado no LinkedIn.

Algumas empresas de RH divulgam as vagas dos seus clientes nos seus próprios sites. Por isso, também vale monitorar os portais de recrutadores e enviar seu currículo por meio deles.

Se nada disso funcionar, você ainda pode buscar oportunidades de trabalho no Sine e no CIEE da sua cidade. Estes órgãos divulgam vagas de emprego e estágio, respectivamente.

4) Trabalhe seu marketing pessoal 

As pessoas precisam saber no que realmente você é bom. Logo, é importante contar a elas suas habilidades e destacar os resultados que você já alcançou.

Muitos profissionais são resistentes ao marketing pessoal, pois acham que vão parecer arrogantes e prepotentes. Porém, quando essa estratégia é bem executada, o resultado é o contrário disso.

Quem sabe se posicionar e vender as suas próprias ideias tem mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

Cuide da sua imagem pessoal, mantendo-se sempre bem apresentado, e procure sempre estar atualizado.

Um bom marketing pessoal pode elevar a sua carreira a um novo patamar e abrir várias portas.

7 dicas para atrair melhores oportunidades de trabalho

5) Cultive o networking

Já diz o ditado: “quem não é visto não é lembrado”. Portanto, é importante que você esteja sempre circulando pelos principais eventos da sua área.

Aproveite estas oportunidades para se aproximar de colegas de profissão e de pessoas com quer fazer negócio.

Mantenha-se próximo de antigos companheiros de faculdade e de trabalho e de professores. Essas pessoas poderão lembrar de você se surgirem oportunidades de trabalho onde estão empregados.

Ser indicado para um processo seletivo faz com que você já chegue nele com vantagens em relação aos outros candidatos. 

6) Mantenha-se atualizado

A faculdade é só o começo na sua formação acadêmica. Mesmo depois que você concluir a graduação, deve prezar pela realização de cursos de reciclagem.

Crie meta para a sua carreira a curto, médio e longo prazo. Estabeleça em qual área você deseja se especializar e qual modalidade tem mais a ver com você – MBA ou mestrado.

Continue se aperfeiçoando no estudo de idiomas. Falar uma segunda língua aumenta a sua empregabilidade e sua faixa salarial.

Outro bom caminho é buscar realizar provas de certificação técnica. Em algumas carreiras, ter essa validação pode ser o diferencial que faltava para uma promoção.

7) Demonstre energia

Nada mais frustrante para um recrutador do que entrevistar um candidato apático ou extremamente tímido.

Se você teve foi convocado para um processo seletivo, deve fazer a chance valer a pena. Mostre-se realmente envolvido e interessado em todas as etapas.

No dia da entrevista, procure chegar um pouco antes do horário marcado e vista-se conforme o perfil da empresa. 

Leve essa oportunidade a sério, aproveitando para colocar o marketing pessoal em prática. Manter sua energia em alta ajuda os recrutadores a notarem suas melhores qualidades.

Mesmo que o entrevistador faça perguntas que você não saiba responder, seja sincero e educado. Quem demonstra tranquilidade em momentos de pressão já ganha um ponto a mais na seleção.

Enquanto a sua hora não chega…

Encontrar uma oportunidade de emprego requer tempo e paciência. Não se desespere caso você receba uma resposta negativa de um processo seletivo.

Deixe o desânimo de lado e aproveite para aprender com essa experiência. Faça uma auto-análise para identificar em quais pontos você poderia ter ido melhor. Se tiver a oportunidade, peça um feedback sobre seu desempenho ao recrutador.

Identificar os possíveis erros pode ajudá-lo a se preparar melhor para os próximos convites. Além disso, contribui para que você amadureça profissionalmente e se mostre pronto para agarrar a oportunidade de trabalho, quando ela surgir.

Gostou das dicas? Aprenda também como não ser engolido pelo mercado de trabalho em transformação clicando neste link.

Baixar agora