Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:

Se você pretende cursar Publicidade e Propaganda, é bom saber em quais áreas você vai poder trabalhar, não acha?

Assim, você entra na faculdade conhecendo as opções que o mercado de trabalho tem para oferecer.

Então, continue lendo e se liga nas oportunidades que aguardam você!

guia do curso de publicidade e propagando

Quem se forma em Publicidade e Propaganda faz o quê?

O profissional formado em Publicidade e Propaganda é responsável pela criação das estratégias de comunicação de empresas e marcas em geral. 

Seu trabalho serve para fortalecer a imagem da instituição, divulgar produtos, serviços e vender ideias.

O publicitário é quem elabora as campanhas de divulgação e atua tanto no desenvolvimento dos conceitos da marca quanto no produto final. Faz pesquisas de mercado, logotipos, embalagens, produção de conteúdo e outros materiais de comunicação.

Publicitário: um profissional multifuncional

Como você pode perceber, o publicitário é um profissional multifuncional.

Mais do que saber desenhar e escrever bem, eles sabem transmitir uma ideia. São excelentes comunicadores e dotados de alto poder de persuasão. Por isso são requisitados em praticamente todos os setores do mercado de trabalho.

Além disso, os profissionais de PP sabem lidar diretamente com o público, desenvolver pesquisas de mercado, identificar tendências e criar soluções funcionais de comunicação.

Mercado de trabalho no setor de Publicidade e Propaganda

O mercado de trabalho para quem se forma em Publicidade e Propaganda é amplo e bem diversificado.

Diferente do que muita gente imagina, a carreira do publicitário vai muito além das agências. Mesmo que esse ainda seja o setor que mais emprega profissionais da área.

Quem é publicitário pode trabalhar em empresas públicas ou privadas de diferentes ramos, além de ONGs e instituições de ensino. Também é possível atuar de forma autônoma, com produção de conteúdo, consultorias e outras prestações de serviço.

Média Salarial para profissionais formados em PP

De acordo com o SINE, o Site Nacional de Empregos, o salário dos publicitários vai de 1.300 a 5 mil reais.

Lembrando que esse valor pode variar de acordo com o porte da empresa e o tempo de carreira do profissional.

modelo de planilha de estudos

Áreas de atuação em PP: conheça as diferentes possibilidades de trabalho para os profissionais do setor

A Publicidade e Propaganda é uma área de conhecimento interdisciplinar. Por isso, seus profissionais podem exercer diferentes funções, em setores distintos do mercado.

Nas agências de publicidade e empresas privadas é possível atuar no departamento de marketing, comunicação ou vendas. No setor público, os profissionais podem trabalhar na criação de campanhas governamentais, assessoria de imprensa ou relações-públicas.

Também é possível atuar no gerenciamento de equipes de criação e marketing. Além do desenvolvimento de conteúdos para diferentes plataformas de comunicação.

Descubra 6 áreas da Publicidade e Propaganda em alta no mercado

São muitas as possibilidades de carreira e atuação para quem se forma em Publicidade e Propaganda.

Continue a leitura e descubra 6 áreas de PP que estão em alta no mercado.

1. Atendimento: linha de frente das agências de publicidade

Quem trabalha com atendimento fica na linha de frente das agências de publicidade.  

Os profissionais da área são os responsáveis pelo contato direto com os clientes. Coletam informações, traçam perfis e produzem briefing para as campanhas.

O pessoal do atendimento é responsável por entender os objetivos da marca, guiar as estratégias de campanha e ouvir as reclamações e sugestões do consumidor.

2. Criação: o pessoal da mão na massa

Como o próprio nome sugere, na criação estão os publicitários que colocam a mão na massa: o redator e o diretor de criação.

Esses profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento de conceitos e peças publicitárias que vão definir a parte visual de uma campanha. Sejam elas em forma de texto, imagem, som ou até mesmo um produto. 

3. Mídia: definindo os veículos de divulgação

Essa é uma das carreiras mais promissoras do mercado publicitário. Afinal de contas, nenhum publicitário sai divulgando uma marca aleatoriamente.

Os profissionais de mídia são responsáveis por escolher os veículos de comunicação onde serão divulgadas as campanhas. Garantem que a escolha esteja alinhada aos valores e objetivos da marca.

Além de saber escolher, eles precisam ser bons negociadores. É um talento necessário na hora de comprar espaços publicitários.

4. Planejamento: o guia estratégico das peças publicitárias

A área de planejamento existe para garantir que as campanhas façam sentido e gerem resultados positivos.

Por isso, esses profissionais precisam estar ligados nas tendências do mercado, nos perfis e hábitos dos consumidores. O objetivo é levantar o máximo de informações para guiar de forma estratégica a produção das peças publicitárias.

5. Social Media: gerenciamento das mídias digitais

Como você bem sabe, a publicidade não fica mais restrita aos meios de comunicação convencionais. Hoje as redes sociais são ferramentas poderosas para os publicitários.

Foi justamente para aproveitar as vantagens das novas mídias que a profissão surgiu. É a galera do Social Media que gerencia os conteúdos e cuida da imagem das marcas no mundo digital.

6. Marketing: fortalecendo marcas e impulsionando vendas

O mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda também inclui os departamentos de marketing das empresas.

A visão dos publicitários ajuda a fortalecer as marcas e impulsionar as vendas. É nessa área que são traçadas as estratégias de preço, distribuição, canais de venda e relacionamento com o consumidor.

A importância do curso superior em PP para construir uma carreira de sucesso

Para ampliar as suas possibilidades de atuação e construir uma carreira de sucesso, o primeiro passo é fazer um curso superior.

A graduação em Publicidade e Propaganda oferece todas as ferramentas necessárias para atuar com excelência no mercado de trabalho. Além de dar aquele upgrade no currículo e colocar você à frente da concorrência.

Publicidade e Propaganda: invista em uma carreira profissional de sucesso

E aí, quer se tornar um publicitário de sucesso? Esse é o caminho! Para se dar bem na Publicidade e Propaganda, assim como em outras áreas, você deve estar bem preparado.

Isso significa conhecer bem a profissão, as opções de atuação e o mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre a carreira em PP? Confira o Raio-X da Publicidade e Propaganda e saiba tudo sobre a profissão.

passo a passo para se tornar um profissional inovador