Se você pensa em trabalhar na área de Gestão Financeira e quer se dar bem, é preciso ficar por dentro do que anda rolando no mercado.

Afinal, o setor está o tempo todo passando por transformações. E os futuros profissionais precisam acompanhar essas mudanças de perto!

A seguir, a gente vai falar sobre a importância de conhecer as inovações da área e apresentar as maiores tendências para os próximos anos.

Por que acompanhar as novidades da área de Gestão Financeira?

O sucesso na área de Gestão Financeira, assim como em outras carreiras, depende de conhecimento.

Quanto mais você dominar as habilidades e os assuntos fundamentais para a profissão maiores são as suas chances de se destacar.

Por isso, além de investir em um curso de Gestão Financeira, você precisa desenvolver soft skills, ganhar experiência e ficar ligado nas mudanças da área.

Isso porque as inovações mais quentes é que vão ditar os rumos das atividades financeiras no futuro.

Então vale a pena conhecer as tendências e estar um passo à frente, pronto para atender às necessidades do mercado.

8 tendências da área de Gestão Financeira para você ficar de olho

1. Digital first

Cada vez mais as pessoas usam os meios digitais para fazer compras e pagamentos. Tanto é que quase metade dos brasileiros já tem conta em bancos digitais.

Daqui para frente, as empresas financeiras vão ter que investir fortemente em reestruturação digital para não serem passadas para trás.

Além de agilizar o processo e aliviar a burocracia que envolve as operações financeiras, o digital first é um movimento que busca melhorar a experiência dos clientes.

Para dar conta do recado, a demanda por gestores financeiros qualificados deve só aumentar.

2. Uso de software de gestão em nuvem

No caso das empresas mais modernas, é até difícil imaginar as atividades da área de Gestão Financeira sendo feitas sem o uso de softwares e outros recursos tecnológicos.

Levando em conta a nova realidade, em que muita gente trabalha no esquema home office, os programas baseados na nuvem se tornaram essenciais.

Graças a eles, tudo pode ser feito de qualquer lugar e de forma colaborativa. Basta ter um computador conectado à internet.

Porém, nem todos os profissionais estão preparados para lidar com essa novidade. Além de conhecer as melhores soluções, é preciso saber tirar o máximo de proveito desse tipo de software.

3. Blockchain

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em criptomoedas, como o bitcoin, certo? A grande sacada por trás delas é uma tecnologia chamada blockchain.

O blockchain é uma estrutura que funciona em blocos, de forma descentralizada. Justamente por isso permite que soluções mais seguras sejam criadas.

Tanto é que essa tecnologia tem se tornado útil para diversas áreas e até mesmo para os governos.

Além de garantir o sigilo das informações, prevenir ataques e detectar fraudes, o blockchain reduz o tempo do processamento de dados e torna os sistemas de pagamentos mais baratos.

4. Aposta em dados e processos analíticos

Os dados são cada vez mais valiosos para as empresas, inclusive quando o assunto é gestão financeira.

Isso porque eles ajudam as empresas a entender os cenários e tomar melhores decisões.

Com a ajuda da inteligência artificial, os gestores conseguem fazer análises mais detalhadas dos dados disponíveis. Assim, geram insights importantes para os negócios.

Mas vale lembrar que ninguém pode sair usando qualquer dado. Agora existe uma legislação – a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – que criou regras para o uso de dados pessoais.

5. Back office

Quem trabalha com back office no mercado financeiro cuida do controle das operações do time que trabalha junto com os clientes. É quem fica “por trás do escritório”.

Analisar os riscos, calcular a rentabilidade do negócio e elaborar relatórios de resultados são algumas das funções desse profissional.

E o objetivo principal é garantir que o resultado entregue ao cliente seja o melhor possível.

Essa é mais uma das tendências na área de Gestão Financeira. Por incluir várias operações, oferece espaço para muitos profissionais do ramo.

6. Economia da experiência

Já ouviu falar neste conceito? Economia da experiência nada mais é do que oferecer vivências positivas para os consumidores de uma marca – algo conhecido no Marketing, por exemplo.

No caso do setor financeiro, a economia da experiência também tem o objetivo de proporcionar experiências agradáveis para as pessoas.

Para isso, precisa contar com recursos tecnológicos para analisar a qualidade das interações.

Então, com informações em mãos, fica mais fácil tomar as decisões certas na área financeira.

7. Profissionais M&A

Uma boa opção para o gestor financeiro nos próximos anos vai ser trabalhar com Merger and Acquisition (M&A) – fusões e aquisições, em português.

Quando uma empresa é vendida ou se junta a outra, ela precisa passar por um processo para descobrir o seu valor real.

Como você pode imaginar, vários fatores precisam ser levados em conta. E, claro, exige conhecimentos financeiros específicos.

Esse tipo de profissional também precisa acompanhar de perto as movimentações do mercado e saber encontrar as melhores oportunidades.

8. Inteligência artificial para gerenciar riscos

No gerenciamento de riscos, a inteligência artificial é uma das grandes parceiras dos profissionais.

Antes de fazer qualquer investimento, as empresas precisam avaliar com cuidado os riscos envolvidos. Afinal, ninguém quer perder dinheiro, certo?

Com a ajuda da inteligência artificial, é muito mais simples e rápido fazer essa avaliação. 

Isso porque os robôs conseguem monitorar a bolsa de valores, altas e quedas do dólar, acontecimentos que impactam a economia, entre outros.

Dessa forma, as chances de alcançar resultados positivos são bem maiores.

Ansioso pelo seu futuro profissional?

Conhecer as tendências para a área de Gestão Financeira ajuda a dar uma noção do que o mercado vai esperar de você.

A partir disso, fica mais fácil investir nos conhecimentos certos!

Bora se preparar para fazer a diferença em empresas de todos os portes? Então confira agora o passo a passo para se tornar um gestor financeiro de sucesso!