Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:
Se você já quis ser publicitário, provavelmente quer saber como anda o mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda.
Esse assunto é bem pertinente, inclusive. Essa área de trabalho tem mudado muito nos últimos anos devido à tecnologia.
Neste post, vamos dar uma visão geral das possibilidades de atuação nessa carreira. Acompanhe para saber mais.
Qual é o papel do publicitário?
Seguir carreira em Publicidade e Propaganda foi o sonho de muitos jovens durante anos. O curso já chegou a ser um dos mais concorridos no vestibular.
Uma parte dessa procura estava ligada ao glamour associado à profissão. O publicitário era visto como uma pessoa influente, que frequentava festas e premiações.
Outra parcela de interessados buscava o curso por causa da ligação com tarefas de criação. O atrativo neste caso era a possibilidade de colocar a criatividade em prática no dia a dia.
A realidade do mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda hoje é outra. A internet revolucionou a forma de trabalho no setor, criando uma nova gama de atividades.
A badalação da carreira passou a dar lugar à necessidade de se compreender o comportamento humano. A análise de dados virou parte da rotina do publicitário, que antes se guiava apenas por boas ideias.
Diante disso, o papel do profissional sofreu grandes mudanças. Sua responsabilidade agora está em entender as demandas de mercado e gerar valor para o consumidor.
Assuntos como consumo consciente e diversidade passaram a ser pauta nas reuniões das agências publicitárias. Mais do que vender, o foco agora é compreender como sanar as dores dos clientes.
O mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda
A tecnologia e a internet foram as grandes responsáveis pela mudança de perfil no ramo. Ambos aspectos provocaram uma revolução profunda na forma de dialogar com os consumidores.
A televisão, antes soberana da audiência publicitária, passou a dar lugar a comunicação mais direcionada. A ordem agora é segmentar o discurso para oferecer produtos e serviços.
Tais mudanças provocaram a redução de vagas tradicionais de trabalho e a abertura de novas carreiras.
Conheça algumas carreiras comuns atualmente:
Analista de redes sociais
O analista de redes sociais é o profissional responsável por gerenciar a marca de uma empresa nas redes. Seu trabalho inclui tarefas como:
- mapeamento de qual rede a marca deve estar;
- planejamento de ações;
- criação de estratégias de divulgação e engajamento de seguidores;
- entendimento do perfil do público-alvo da marca;
- rastreamento de menções à empresa em diferentes canais;
- interação com os consumidores;
- produção de conteúdo em vídeo, imagem e texto;
- análise de resultados para redirecionamento do planejamento;
- desenvolvimento de postagens com linguagens diferentes para as redes sociais.
Como deu para perceber, trata-se de uma área muito dinâmica. Exige criatividade, flexibilidade e constante atualização profissional para se destacar.
Essa é uma carreira relativamente recente, em constante ascensão.
Analista de performance
O Google é líder absoluto em pesquisas na internet. Por isso, estar na primeira página, mesmo que entre os anunciantes, é muito importante para as marcas.
Os anúncios pagos são ferramentas ideias para quem deseja ampliar os negócios, vendendo mais.
Desenvolver essas campanhas online exige conhecimento técnico especializado. Por isso, o publicitário que quer trabalhar como analista de performance deve sempre se atualizar.
O analista de performance é responsável por:
- analisar dados, detectando tendências;
- otimizar as campanhas, fazendo as melhorias necessárias para que o resultado seja maior;
- mensurar resultados, cruzando informações como valor investido e objetivos alcançados;
- levar informações embasadas para que o líder da área possa atuar com tranquilidade.
Para trabalhar bem, o profissional deve ser analítico, concentrado e orientado para resultados.
Consultorias
As consultorias de marca são cada vez mais comuns no mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda.
O trabalho de um consultor vai desde o entendimento da força da marca até mesmo a orientação para representatividade.
O papel deste profissional é compreender o cenário que encontra, revendo processos.
Um bom consultor deve ser capaz de otimizar cenários e fazer com que eles gerem melhores resultados.
Conclusão
O mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda mudou muito nos últimos anos, como já dissemos. Nos próximos anos, esse movimento continuará acontecendo, mas com mais força.
Por isso, quem deseja encontrar emprego como publicitário deve começar a estudar agora. Quanto mais cedo for o seu ingresso na faculdade, mais rápido será seu aprendizado.
Gostou das dicas? Descubra mais sobre publicidade e propaganda clicando neste link.