Você sabe como se preparar para o vestibular? A gente sabe que nos momentos que antecedem o grande dia rola muito nervosismo e ansiedade. E que isso pode atrapalhar sua organização e seus estudos.
Por isso, estamos aqui para te ajudar! Com algumas dicas, é possível controlar as emoções e mandar bem nas provas. Continue a leitura e descubra quais são elas!
Como se preparar para o vestibular? 14 dicas para você colocar em prática
O grande segredo de como se preparar para o vestibular é ter disciplina. Então, foque nas 14 dicas abaixo e coloque todas elas em prática com muito foco e dedicação. Assim, o resultado positivo é garantido!
1. Tenha um local de estudos organizado
Primeiro de tudo, você só conseguirá render nos estudos se estiver concentrado. Por isso, é muito importante reservar um local especial para estudar. De preferência, em um ambiente silencioso, arejado e tranquilo. Além disso, preze sempre pela organização.
Não deixe sua mesa bagunçada, com muitas apostilas espalhadas e papéis aleatórios. Ao terminar uma disciplina, guarde o material dela antes de passar para a próxima.
Jogue o lixo fora e mantenha tudo limpo. Dessa forma, você fica mais confortável e evita perder tempo com o acúmulo visual.
Se estiver em casa, peça aos familiares que respeitem seu espaço durante os momentos de estudo. Não ser interrompido faz toda a diferença na hora de cumprir seu cronograma e realmente focar no que interessa.
2. Evite distrações
Tente, ao máximo, evitar distrações. Durante os estudos, o celular deve ficar desligado ou no silencioso.
As redes sociais podem ser acessadas nos intervalos ou depois do seu horário de preparo. Se você precisar mesmo usar um aparelho eletrônico, tenha certeza de que será exclusivamente para consultas, pesquisas e dúvidas.
Antes de começar a estudar, procure também deixar todos os materiais que precisa ao seu alcance. Assim, você não tem que se levantar toda hora para mexer no armário ou na mochila.
E se você não abre mão de estudar com música, prefira uma playlist sossegada. Músicas muito agitadas ou que você gosta muito com certeza serão uma distração e tanto.
3. Faça o máximo de exercícios por disciplina
Com tudo em ordem, é hora de colocar a mão na massa. Comece repassando as anotações feitas em aula e as informações da apostila. Depois, priorize os exercícios. São eles que ajudarão, de verdade, a fixar tudo o que você aprendeu.
Ao aplicar na prática tudo o que está na teoria, você consegue visualizar seus pontos fortes e os assuntos que domina mais. Da mesma forma que identifica dificuldades e dúvidas.
Sem dizer que a resolução de exercícios é uma espécie de treinamento para vestibulando. Há candidatos que não conseguem terminar a prova no tempo estimado.
Por isso, use essa oportunidade para cronometrar quanto tempo você leva em cada disciplina e questão. Na medida em que você pega confiança e se aprofunda nos temas, menos tempo gasta e mais acertos tem.
4. Elabore resumos para as matérias
O resumo é um recurso supereficiente na hora de estudar para o vestibular. Na hora de repassar as anotações e estudar pelo caderno ou apostila, você pode separar os tópicos mais importantes da matéria.
A partir deles, consegue desenvolver uma síntese sobre o assunto, com todas as informações que têm mais chances de cair na prova. O resumo ainda é uma ajuda e tanto na hora de fazer revisões.
Afinal, nem sempre dá para repassar todo um conteúdo do zero, com tantas outras coisas para estudar. Portanto, um resumo reúne as partes mais importantes e ajuda a relembrar.
Mas cuidado! Tenha atenção ao selecionar tópicos realmente relevantes para não criar um resumo muito extenso, que é quase uma cópia da matéria original. Esse excesso foge da proposta e pode prejudicar seu desempenho.
5. Planeje-se sobre a redação
Não dá para negar: a redação é uma das partes mais importantes da prova de qualquer vestibular. Ela tem um peso muito grande na nota final e pode fazer a diferença em sua aprovação.
Por isso, é indispensável fazer um planejamento dedicado exclusivamente a treiná-la. Informe-se sobre os temas mais importantes da atualidade.
Com base neles, tente escrever pelo menos uma redação por semana. Puxe também edições antigas de redações de instituições que você vai prestar na internet e escreva sua versão.
Vale a pena procurar por dicas específicas na internet que colaborem com a estruturação do seu texto. Além disso, repasse normas gramaticais, de coesão e de coerência.
Peça a ajuda de professores e amigos para correções. E leia, muito, e sempre, para continuar a aumentar seu vocabulário e a ter referências para usar na redação. Seja qual for o tema.
6. Tenha um cronograma de estudos
Sim, a gente sabe que você tem muita matéria para estudar. E às vezes, em meio a tanto conteúdo, a motivação vai embora.
Por isso, foque-se no que se tem facilidade e é simples. Mas, direcionar os estudos para o que tem um nível de dificuldade maior gera procrastinação. Diante de todos esses fatos, uma coisa pode te ajudar: o cronograma de estudos!
Você pode usar um planner, um caderno, uma tabela ou mesmo aplicativos de celular. Separe horários e dias para cada disciplina e matéria. Coloque primeiro tudo o que você acha mais difícil de encarar.
Assim, você passa por eles de cara logo no início da semana. Depois, fica livre para estudar o que mais gosta e dar uma aliviada na mente.
Não se esqueça de marcar o que foi feito, para administrar seu tempo e não se perder em meio ao conteúdo. Ah, e se não conseguir cumprir tudo no dia proposto, bola pra frente.
No dia seguinte, organize-se melhor e corra atrás do que perdeu. O importante é terminar a semana com tudo feito no seu tempo e da melhor maneira possível.
7. Busque outras fontes para aprender
Em sua escola ou cursinho, com certeza você terá acesso a livros e apostilas muito boas. Mas eles serão apenas o ponto de partida para seu aprendizado.
É muito importante buscar outras formas de assimilar as matérias. Quando as fontes são variadas, seu cérebro recebe mais estímulos e referências e você expande seus conhecimentos.
Na internet, muita coisa pode ser encontrada. Inclusive sites com conteúdo exclusivo para vestibular.
Seus pais e professores também podem contribuir nesse sentido. Além de indicarem mais fontes confiáveis, ajudarão a tirar dúvidas. Ou mesmo explicarão algo de um jeito que você de fato absorve e entende.
8. Faça pausas durante os estudos
A gente sabe que a pressão para passar no vestibular é grande. Entretanto, não adianta passar o dia inteiro com o nariz nos livros.
Respirar é preciso! Do contrário, o desgaste ficará cada vez maior e a exaustão te pega de jeito. Assim, o seu desempenho não será como você espera. Então, tire alguns intervalos durante os estudos. Existem até algumas técnicas de estudo que ajudam muito nisso.
É o caso, por exemplo, do método Pomodoro. Com ele, você estuda por 25 minutos e faz pausas durante 5 minutos, ao longo de 2 horas. Em seguida, pode tirar meia hora de descanso para recarregar as energias e recomeçar.
Nesse meio tempo, vá ao banheiro, lave o rosto, caminhe pela casa, faça um lanche. Vale até mesmo dar uma espiada nas redes sociais. Mas, ó, desde que a distração não se estenda para além do que foi estabelecido.
E se sentir necessidade de fazer pausas maiores ou fora do previsto, não se prive. Descansar é diferente de procrastinar, e por vezes é preciso parar mais do que o previsto para retomar o fôlego.
Você terá dias de rendimento bons e ruins e está tudo bem! Lembre-se de que equilíbrio é tudo.
9. Não deixe a vida social de lado
Obviamente, passar no vestibular requer muito esforço e dedicação. É mesmo fundamental passar muitas horas estudando e repassando as matérias mais importantes de cada disciplina.
No entanto, não dá para fazer só isso, concorda? Ter uma vida social é um ótimo lembrete de que o mundo lá fora te espera.
Em seu cronograma semanal, insira momentos de lazer com os amigos e com a família. Faça programas que você gosta, como ir ao cinema, a um show, ou a seu restaurante preferido.
Uma festinha de vez em quando também cai bem. Alivie a tensão e viva momentos divertidos. Especialmente se você sabe que cumpriu corretamente o que definiu para os estudos antes disso.
10. Cuide da sua saúde
E por falar nisso, cuidar da saúde é outra questão muito importante. Se você sente dores pelo corpo, não dorme bem e se alimenta de forma inadequada, dificilmente seu rendimento na preparação para o vestibular será satisfatório.
Por isso, faça exercícios físicos, tenha refeições saudáveis a cada três horas e tente se deitar no mesmo horário todos os dias. Essa disciplina ajudará você a enfrentar as horas seguidas de estudos no dia seguinte.
Se achar necessário, faça alguns exames e um check-up no médico. Muita gente acha que a fadiga que sente durante os estudos é cansaço ou simplesmente a pressão do momento.
Até podem ser algumas dessas situações também. Mas, por vezes está associado a outros fatores físicos que precisam ser tratados. Por isso, cuide de si, para que corpo e mente estejam em sintonia. Assim, você consegue passar pelo vestibular de uma forma saudável e tranquila.
11. Leia o edital do vestibular que vai prestar
De volta para os estudos, repassar as disciplinas e matérias é mesmo prioridade. Porém, não é só isso que ajudará em sua aprovação. Já pensou se você perder o horário da prova? Ou não conseguir fazê-la por que deixou de levar os materiais corretos?
Ou ainda ser reprovado por que simplesmente não sabia sobre alguma exigência da instituição? Não dá para passar por isso depois de tanto estudo, não é mesmo?
Para evitar esse tipo de transtorno, leia o edital do vestibular que você vai prestar com muito cuidado. Use um marca-texto para grifar as partes mais importantes e que merecem um olhar especial.
Por exemplo, datas de inscrição e de prova, local de prova, taxa de inscrição, entre outras. Nesse documento, você também encontrará outras informações sobre a prova.
Use o edital como seu guia e aproveite tudo o que ele oferece sobre o exame.
12. Vá devagar na véspera do exame
Nada de fazer revisões de última hora ou passar os dias que antecedem o vestibular mergulhado nos estudos. Acredite, de nada vai adiantar.
Você teve tempo para se preparar, e dificilmente algo diferente vai melhorar ou piorar tão perto da prova. Por isso, relaxe. Tente deixar o estresse de lado e desacelere o ritmo. Nos dois dias anteriores à prova, durma bem, coma coisas leves e tente descansar ao máximo.
Tudo bem que a ansiedade estará ali, mesmo que disfarçada. Mas, na medida em que você conseguir controlá-la, as chances de se dar bem na prova aumentam muito mais.
13. Confira se não está esquecendo nada antes de sair de casa
Evite atrasos! Antes de sair de casa, de preferência na noite anterior à prova, cheque se tudo está preparado para o dia seguinte.
Separe seus documentos e seus materiais, uma garrafa transparente com água fresca e o que mais for permitido levar. Deixe tudo no jeito para só pegar na hora de sair e não ter uma preocupação a mais.
Uma dica é, mais uma vez, usar o edital como manual nesse momento. A partir dele, você pode criar uma lista e dar ok em cada item que conferir antes de sair de casa, para minimizar as chances de esquecimento.
Assim, se algo ficar para última hora, ainda será possível correr atrás sem nenhum transtorno. E, mais importante, sem perder a hora da prova, é claro.
14. Respire fundo e mande ver
Pronto! Chegou a hora da prova, e a dica mais importante para se preparar para esse momento é realmente se tranquilizar.
Leia as questões com atenção, faça aquelas que você tem certeza primeiro e deixe as que tem dúvida para depois. Essa é uma ótima dica para não deixar nenhuma questão em branco.
Depois, você terá tempo para repassar e responder o que estava mais difícil com calma. Fique atento também para preencher o gabarito corretamente. No mais, boa sorte!
É muito difícil passar no vestibular?
Agora que você viu como se preparar para o vestibular, ainda tem uma coisa que pode perturbar: será que vai ser muito difícil passar?
Bem, não há uma regra para isso. Há quem tenha mais facilidade ou mais dificuldade com os estudos. Há instituições que cobram mais e outras mais moderadas.
Então, de qualquer forma, o melhor é ter tranquilidade. Como? Veja a seguir!
Converse com uma pessoa de confiança
Você não precisa carregar essa ansiedade de forma solitária. Converse com seus pais, um familiar, um amigo, um psicólogo ou qualquer pessoa de confiança. Com certeza você ouvirá palavras que deixarão suas emoções menos pesadas.
Medite
Já tentou meditar? Para muita gente, esse exercício mental faz toda a diferença. Você pode tentar por alguns minutos todos os dias, sempre com pensamentos positivos e estimulantes sobre a prova.
Conheça a instituição
Agora, uma dica mais prática. Conheça a instituição para a qual você vai prestar vestibular. Leia sobre ela na internet, tente fazer um tour alguns dias antes para conhecer o espaço ou fale com alunos e ex-alunos.
Depois de familiarizado, você verá que não é nenhum bicho de sete cabeças o que espera por você no futuro.
Respeite seus limites
É normal querer dar tudo de si no vestibular. Passar na prova é mesmo uma grande conquista e o começo de uma fase muito importante na vida de qualquer estudante.
Mas, respeite seus limites, combinado? Não force a barra quando sentir cansaço, tire alguns minutos se o nervosismo bater. Tentar fazer tudo de uma vez só deixará tudo mais difícil ainda.
Quanto tempo é preciso para se preparar para o vestibular?
E de quanto tempo você precisa para se preparar para o vestibular? O quanto antes, melhor, é claro!
Quanto mais tempo você tiver para se preparar, melhores serão seus resultados. Não porque você vai estudar mais, mas sim porque você poderá fazer tudo com mais calma e atenção, sem correria.
Porém, se você procura por um tempo exato, sem problemas. Aqui estão algumas sugestões para você ter uma ideia em diferentes situações!
Ensino médio
Você pode começar a se preparar logo que entra no ensino médio. Muitas escolas, inclusive, oferecem cursos preparatórios desde o primeiro ano para que o aluno já direcione seu foco para o vestibular.
Assim, serão três anos com o objetivo de passar na instituição dos seus sonhos.
Cursinho
Depois de sair da escola, tem quem dedique um ano inteiro ao cursinho. Em geral, esse formato é direcionado para as exigências das instituições e cursos mais disputados do país, com uma imersão bem intensa nos conteúdos.
Seu tempo
Se você se conhece e consegue se organizar bem, estude no seu tempo e preste a prova quando se sentir bem. Não há uma regra e nem idade para começar um curso superior, e você sempre pode tentar de novo se não conseguir ser aprovado de primeira.
5 podcasts para ouvir e ajudar a passar no vestibular
Como se preparar para o vestibular? Ouvindo podcasts também! As mídias digitais podem ser uma mão na roda para quem precisa estudar e pegar dicas valiosas para as provas.
No caso dos podcasts, você pode ouvir enquanto faz alguma tarefa em casa ou mesmo nos momentos de descanso nos estudos. Aqui vai uma lista com alguns que têm um conteúdo útil e interessante para vestibulandos.
1. Xadrez Verbal
O podcast Xadrez Verbal trata de atualidades. Ele fala de temas importantes, com uma explicação simples e objetiva. São mais de 250 episódios que podem ser ouvidos em ordem cronológica ou não.
2. 30 minutos
No 30 minutos, como o nome sugere, você aprende sobre obras de literatura em meia hora. Das clássicas às contemporâneas, a discussão é rica em detalhes e ajuda a tirar muitas dúvidas.
3. Fronteiras de Ciência
Os ensinamentos do Fronteiras de Ciência são voltados para o mundo científico. O programa aborda tanto curiosidades quanto temas e descobertas relevantes, que podem cair na prova.
4. Resumov
Precisa de dicas de especialistas sobre como se organizar para a prova e organizar sua rotina de estudos? Ouça o Resumov, que inclui também relatos de estudantes que já passaram por essa experiência.
5. A nossa língua de todo dia
A língua portuguesa é uma disciplina que você precisa dominar até mesmo para se dar bem em outras matérias. No A nossa língua de todo dia, o famoso professor Pasquale Cipro Neto explica a gramática e tira dúvidas de escrita e compreensão.
Pronto! Com todas essas dicas, certamente você aprendeu como se preparar para o vestibular. O próximo passo é, enfim, colocar tudo isso em prática e correr atrás da vaga no curso e na instituição dos seus sonhos.
Com muita dedicação, não há dúvidas de que o resultado será muito melhor do que o esperado! E se você precisar de um empurrãozinho para dar start nessa missão, aqui vai: conheça e baixe nossa planilha de estudos e organize melhor seu conteúdo de vestibular!