Depois de tanto pensar, você escolheu fazer o curso de Ciências Econômicas. Parecia ser o fim da fase de decisão, até surgir uma questão: qual a melhor faculdade para escolher.
Optar por uma instituição de ensino é tão importante como decidir curso que condiz com os seus sonhos e aspirações para o futuro. Por isso, neste post vamos ajudá-lo nessa missão.
Acompanhe o nosso checklist para tomar a melhor decisão. Vamos lá!
Por que se preocupar com a faculdade?
Escolher uma boa faculdade fará toda diferença na sua vida profissional.
Em primeiro lugar, a qualidade do ensino está diretamente relacionada a sua capacidade de exercer a profissão. Na hora de colocar a mão na massa, você estará mais bem preparado se estudar numa boa faculdade.
Além disso, instituições de ensino de renome têm um peso maior nos currículos no mercado de trabalho. Na prática, isso quer dizer que a sua empregabilidade será maior.
Sem falar que você investirá tempo e dinheiro ao longo do curso. Logo, deve se preocupar em optar por um lugar que compense todo o esforço.
Imagine se arrepender ao chegar ao final de pelo menos 4 anos de graduação? Perceber que você ainda não está preparado para trabalhar? Isso é muito frustrante. Com certeza, você não vai querer passar por essa experiência ruim.
Onde fazer o curso de Ciências Econômicas
Até aqui, você já deu o primeiro passo: resolveu cursar Ciências Econômicas e está pensando onde vai prestar vestibular.
Acontece que sem ter conhecimento dos pontos fundamentais para avaliação, você pode acabar se decepcionando. Para facilitar a sua vida, criamos um roteiro simples e objetivo de critérios que devem ser levados em consideração. Acompanhe!
1. Nota do MEC
Anualmente, o Ministério da Educação (MEC) divulga as notas de avaliação do curso. Elas podem ser entendidas como um termômetro de qualidade dos cursos.
Quanto maior a nota, melhor a qualidade da graduação avaliada. Portanto, vale sempre consultá-la como referência. Além disso, é fundamental que você tenha a certeza que o curso está regular no MEC.
Fuja de instituições com nota baixa ou que já tiveram até suas graduações suspensas. Não vale à pena perder tempo com esse tipo de faculdade. Elas podem queimar o seu currículo antes mesmo que você chegue ao mercado.
2. Estrutura física
Você vai passar, no mínimo, 4 anos fazendo a graduação e frequentando a faculdade de segunda a sexta. Logo, é de se imaginar que vai querer ter conforto e qualidade de vida.
Por isso, observe a estrutura física da faculdade. Faça uma visita ao local e procure observar pontos como:
- limpeza dos ambientes;
- organização;
- proximidade entre as salas de aula e os demais setores da faculdade;
- estrutura e variedade de livros da biblioteca;
- existência de infraestrutura tecnológica nas salas como, por exemplo, projetores e salas multimídia;
- disponibilização de computadores para uso coletivo;
- higiene dos banheiros e da cantina;
- segurança do local;
- facilidades adicionais como, por exemplo, agências bancárias e pequenas livrarias;
- estrutura de laboratórios.
Todos esses itens falam muito sobre a vivência positiva que você pode ter durante a faculdade de Ciências Econômicas.
3. Professores
Os professores atuam como ponte entre o conhecimento e os alunos. Portanto, se eles deixarem a desejar, o seu processo de aprendizado cai por terra.
Busque informações sobre o corpo docente responsável por suas aulas. Informe-se sobre a qualificação deles. O MEC determina que as faculdades privilegiem orientadores com mestrado e doutorado para dar aula na graduação.
Os especialistas podem ministrar algumas aulas, mas devem ser minoria no quadro de funcionários em geral.
Outro ponto importante é compreender se os professores têm ou já tiveram experiência no mercado de trabalho. Esse critério é fundamental, pois muitas vezes a faculdade está defasada em relação ao conhecimento prático que deve ser ensinado.
O ideal é ter um bom equilíbrio entre experiência prática profissional e conhecimento teórico acadêmico. Dessa forma, você estará preparado para atuar no mercado de trabalho ou seguir a carreira de pesquisador.
4. Habilidades desenvolvidas ao longo do curso
Cada faculdade escolhe dar um enfoque maior a alguma habilidade ao longo da graduação.
A grade curricular é planejada para que o aluno desenvolva não só habilidades básicas da área, mas também competências específicas. Uma das habilidades mais interessantes para quem é de Ciências Econômicas é a capacidade de pensar e planejar estrategicamente.
Ter essa habilidade bem desenvolvida ajudará você a pensar uma ter noção tática para criar planos de ação.
Conseguir analisar cenários e criar planejamento é fundamental para o cientista da economia. Afinal, boa parte do trabalho dele está ligado à interpretação das mudanças e tomada de decisões rápidas, porém cautelosas.
Vamos contar o segredo para certeza de que a faculdade que você está escolhendo tem essa preocupação. Basta consultar a apresentação da graduação no site.
Além disso, pode ainda fazer uma visita à instituição e conversar com o coordenador para tirar as suas dúvidas.
5. Linha de formação específica
Outro ponto relacionado ao direcionamento que cada faculdade dá ao curso é a linha de formação.
De maneira mais simples, é como dizer que isso é está ligado ao objetivo central da sua graduação. Ao que a instituição de ensino espera que você tenha aprendido ao final do curso.
Cada coordenador de curso direciona a grade como desejar. Na FECAP, por exemplo, o intuito do curso de Ciências Econômicas é preparar o aluno para situações semelhantes às do mercado de trabalho.
Por aqui, o aluno aprenderá a:
- analisar a conjuntura do momento;
- elaborar documentos com pareceres sobre o cenário, como a revista de Finanças da FECAP;
- calcular índices econômicos.
Conclusão
Como você pode notar, escolher a faculdade na qual você vai cursar Ciências Econômicas exige tempo. Não adianta se precipitar e escolher qualquer instituição levando em consideração apenas o preço da mensalidade.
Eleger bem o local onde você fará a sua formação vai ter impacto direto no seu futuro. Seguindo o roteiro apresentado acima, você aumentará as suas chances de fazer uma escolha segura e consciente.
Gostou das dicas? Descubra tudo sobre o curso de Ciências Econômicas clicando neste link.