As melhores oportunidades do mercado de trabalho são aquelas indicadas por outros profissionais confiáveis e relevantes. Por isso, ficar por dentro de dicas de networking é tão importante para ter uma carreira de sucesso. 

O networking é a construção de uma rede de contatos profissionais, na qual há trocas de dicas, experiências, oportunidades, indicações e desenvolvimento. Assim, é possível crescer na sua área de atuação e também ajudar outras pessoas a conquistarem o espaço. 

Sendo assim, é fundamental investir no networking para que você conquiste relevância no seu setor e consiga as melhores vagas, promoções, aumentos salariais e/ou projetos. Confira dicas de networking para você aplicar agora mesmo!

Confira as principais dicas para investir em networking

As dicas de networking são fundamentais para construir relações profissionais e para o desenvolvimento pessoal. Afinal, mais do que se relacionar, a intenção da rede de contatos é a oportunidade de adquirir mais experiências. 

Veja estratégias que podem ser adotadas e aquelas que devem ser evitadas, a seguir:

1. Entenda o objetivo do networking

Primeiramente, é preciso entender que o networking se trata de uma troca entre profissionais, e não apenas autopromoção. Você deve buscar conhecimento, informações e experiências, assim como ser um apoio para outras pessoas que estão começando no mercado. 

Pensar apenas nas próprias necessidades e objetivos pode ser considerado uma situação inconveniente e prejudicar o seu relacionamento com a sua rede de contatos. 

2. Defina objetivos profissionais

Para saber por onde começar a criar a sua rede de contatos, você precisa entender onde você quer chegar, sua área de interesse, as empresas que gostaria de trabalhar ou o negócio que sonha em construir. 

Além disso, é interessante saber quais são seus objetivos para os próximos anos. Criar um plano de carreira pode ser uma boa estratégia nesse contexto. Com as respostas, você saberá qual rede de contatos investir e onde buscá-los.

3. Preze pela honestidade

Um dos principais problemas do networking para profissionais já estabelecidos no mercado é a quantidade de pessoas que só querem se autopromover. Essa prática pode fazer você perder boas oportunidades na área de atuação.

Isso porque pessoas interesseiras não são bem vistas por nenhuma empresa. No mundo profissional, todos estão buscando novas oportunidades e têm objetivos. Sendo assim, é importante demonstrar interesse em trocas de experiência e ter “fome” de conhecimento.

4. Use os meios digitais

A internet oferece diversas oportunidades de crescimento e construção de redes de contato. Por isso, use as redes sociais, e-mail, cursos EAD, palestras online, entre outras possibilidades para adquirir experiências com outros profissionais. 

Dessa forma, é possível investir em networking e mostrar presença no mercado sem precisar se deslocar. Além disso, as mídias sociais estão se mostrando bem eficientes na construção de contatos profissionais.

5. Vença a timidez 

Às vezes, as dicas de networking podem não ser suficientes para pessoas introvertidas e tímidas. Em algumas situações, o sentimento de insegurança e vergonha tomam conta e impedem que esses profissionais deem o primeiro passo. 

Para ultrapassar essa barreira, é importante selecionar bem as pessoas com quem quer conversar. Outra dica é intermediar interações com pessoas que já são conhecidas, o que alivia a pressão e facilita a comunicação.

6. Dê prioridade para as conversas

Nesse caso, pode ser com colegas de profissão, amigos de faculdade ou novos contatos. O importante é conversar com essas pessoas sobre os mais diversos assuntos da sua área de atuação, perguntar e pedir dicas para se desenvolver no setor.

Os encontros presenciais permitem uma conexão mais profunda, mas nada impede que chamadas de voz ou vídeo proporcionem o mesmo resultado. Trocas de mensagens em redes sociais também tornam as conversas mais ágeis e dinâmicas.

A dica é tentar mesclar os encontros virtuais com os presenciais da melhor maneira possível para todos, considerando a disponibilidade e preferência do outro. 

7. Lembre-se que qualidade é melhor que quantidade

No mercado de trabalho, ter boas relações profissionais, das quais você consegue contar para qualquer coisa, é melhor do que ter muitos contatos. A falsa ideia de que a popularidade por abrir portas é bem arriscada e pode prejudicar sua imagem no mercado. 

Por isso, invista na relação com um grupo de profissionais que interagem ativamente com você, seja pessoalmente ou por meio de redes sociais.

8. Crie um perfil no LinkedIn

A principal ideia do LinkedIn é a construção de uma rede de contatos profissionais sólida, permitindo que os usuários consigam oportunidades únicas na carreira. Considere essa mídia social um local para expor seu currículo, fazer networking e criar uma fonte de vagas. 

Para isso, é preciso criar um perfil completo, inserindo informações relevantes sobre sua formação, experiências profissionais, habilidades, objetivos, cursos e eventos (online ou offline) que tenha frequentado, por exemplo. 

A plataforma permite fornecer e solicitar recomendações de outros usuários que conhecem você e que já tiveram alguma experiência profissional. Trata-se de um comentário simples e curto sobre os pontos positivos de trabalhar ao seu lado.

9. Mantenha o seu perfil atualizado

Não basta apenas criar o perfil no LinkedIn e deixá-lo parado. Tire um tempo para atualizar o seu currículo no site pelo menos uma vez ao mês. Adicione novas experiências, link do seu portfólio ou site, indique os idiomas que você fala ou está aprendendo, e insira palavras-chaves sobre suas áreas de interesse no título do seu perfil. 

Dessa forma, empresas que estão contratando e profissionais que queiram networking encontram você com mais facilidade e já conseguem acessar seu currículo pelas informações inseridas na rede social.

10. Mostre presença nas redes

Ter presença nas redes sociais não quer dizer que você precise passar horas curtindo fotos dos amigos e postando sua rotina. Quer dizer que, uma vez ou outra, é importante comentar postagens no LinkedIn e participar de debates relevantes na rede.

Você pode compartilhar textos autorais, notícias de fontes confiáveis ou publicar conquistas profissionais, por exemplo. Todo conteúdo deve ter uma estratégia por trás para melhorar o marketing pessoal.

Lembre-se da responsabilidade no compartilhamento de informações, tanto pessoais quanto públicas, e tenha cautela com a frequência de conteúdos. Se você quer se tornar uma autoridade na sua área de atuação no LinkedIn, vale estudar sobre marketing digital. 

11. Saiba cultivar relações-chave

Não basta apenas adicionar uma pessoa na sua rede do LinkedIn, é preciso cultivar as relações. Por exemplo, se tiver um professor, um profissional que já foi um colega de trabalho ou uma pessoa que conheceu em uma palestra, mantenha contato. 

Você pode parabenizar o profissional por uma conquista importante, tirar dúvidas, fazer comentários nas publicações do LinkedIn, entre outras interações. O importante é demonstrar interesse na troca de relações. Lembre-se de ter cautela para não ser considerado inconveniente ou chato.

12. Seja acessível e interessante

As dicas de networking servem tanto para quando você precisa de ajuda quanto para oferecer apoio. O processo de construção de rede de contatos é uma via de mão dupla. Sendo assim, para receber atenção, você também precisa dar atenção. 

Quando você gera conteúdo relevante, expõe suas ideias e conhecimentos, 

torna-se alguém em que as pessoas vão se inspirar. Por isso, é comum receber mensagens no seu perfil com dúvidas de outros profissionais sobre a área.

É importante responder cada uma das mensagens e ser um contato de apoio para essas pessoas. 

13. Seja um bom ouvinte

Uma parte do networking é saber ouvir o que os outros têm a dizer, mostrar interesse e fazer perguntas. Enxergar o sucesso dos profissionais do seu setor como algo positivo, e não como uma competição, é uma atitude que mostra o seu desenvolvimento como ser humano. 

Aproveite o momento para aprender algo novo, absorver informações que podem ser importantes para a sua carreira e construir uma relação enriquecedora. 

14. Indique seus contatos para oportunidades

Investir em networking permite que você indique profissionais confiáveis para a sua área quando surgirem oportunidades. Imagine que você está em um projeto importante e liberou uma vaga para auxiliá-lo no processo. 

Nesse contexto, o que é mais confortável, um profissional conhecido e confiável, ou um desconhecido? Por esse motivo, o networking também serve para oferecer chances de desenvolvimento para outra pessoa. 

Dessa maneira, se a sua empresa atual está com um cargo com as habilidades técnicas que um dos seus contatos oferece, indique-o.

15. Amplie seus horizontes

Entre as dicas de networking, a de fazer contato com pessoas na sua área de atuação é uma das principais. Contudo, evite ficar na mesma bolha social. Amplie os horizontes e tenha contato com profissionais de outras áreas também. 

Seja pessoas que atuam na área de Recursos Humanos, Advocacia, Jornalismo, Contabilidade ou Finanças, com certeza alguém terá algo a oferecer na sua profissão. 

16. Acompanhe eventos da sua área

Os eventos como palestras, workshops, oficinas, fóruns de discussão, debates, meetups, congresso, simpósios e conferências são ótimas oportunidades para networking. Afinal, esses são ambientes com pessoas que têm os mesmos interesses que você. 

As conversas nesses ambientes corporativos e universitários ampliam as oportunidades de crescimento e servem como aprendizado. Por isso, acompanhe quais os próximos eventos da sua área e não perca os principais.

17. Mantenha-se atualizado

Estar sempre por dentro de todos os assuntos relacionados a sua área de atuação é importante. Dessa forma, você consegue dominar as conversas e se manter interessante. Isso pode aproximar mais os profissionais e demonstrar a sua fome de conhecimento. 

Além disso, acompanhar as novidades do seu setor agrega valor na sua carreira, já que você sempre estará um passo à frente dos outros. Assim, proporcionará mais credibilidade ao seu trabalho, tornando-se mais reconhecido. 

18. Invista em formação 

A faculdade e a especialização são ótimas oportunidades de networking, uma vez que você conhece novos profissionais e amplia a rede de contatos. 

Além disso, o ambiente universitário é ideal para se manter atualizado sobre o seu setor, já que há várias oportunidades de eventos e você está em contato direto com pessoas com os mesmos interesses que o seu. 

Saiba que a sala de aula é um local perfeito para o desenvolvimento profissional. Sendo assim, invista em cursos da sua área, seja de curta ou longa duração, em universidades que sejam referência no mercado.

19. Lembre-se do autocuidado

A vida não é apenas trabalho e desenvolvimento profissional. Lembre-se de cuidar da sua mente, do seu corpo, da sua aparência e da sua alimentação. Também reserve um tempo para praticar algum esporte, sair com amigos e dedicar-se à família. 

Afinal, não é possível focar em networking se estiver sentido estresse e esgotamento mental e físico. 

20. Tenha paciência 

O processo de construção de uma rede de contatos profissionais leva tempo e requer esforço. É comum que no mundo corporativo as pessoas fiquem se comparando umas às outras. Portanto, tenha paciência e saiba que cada pessoa tem o seu próprio ritmo.

O networking é um projeto de longa duração e constante desenvolvimento. Ou seja, deve ser trabalho durante toda a carreira.

Como a faculdade pode ajudar a construir a rede de contatos profissionais

A maioria das dicas de networking são facilmente aplicadas num ambiente universitário. Na sala de aula é possível conhecer pessoas com os mesmos interesses que o seu, ter contato com profissionais relevantes no mercado, atualizar-se sobre as novidades do setor, frequentar eventos importantes etc. 

Em outras palavras, frequentar a faculdade não é apenas ouvir o professor e fazer provas para passar de semestre. Um estudante universitário tem um mundo de possibilidades de desenvolvimento profissional durante os anos letivos. 

Investir em networking na universidade pode ajudar você a conseguir um estágio, seja por indicação do professor ou de um colega próximo. Além disso, após a formação, ainda é possível sair na frente de outros candidatos com um diploma no currículo

Portanto, ao aplicar essas dicas de networking no seu dia a dia, com certeza você vai conseguir dar uma guinada na sua carreira. Lembre-se que a sua graduação deve ser em uma boa faculdade que se preocupa com o seu futuro, que entregue as ferramentas essenciais para o sucesso e incentive o networking!

Se você ainda tem dúvidas sobre como desenvolver uma carreira de sucesso, não deixe de baixar o material que preparamos: “Modelo de plano de carreira: monte seu passo a passo para o sucesso. Aprenda com ele a detalhar cada etapa da sua vida profissional.

baixar agora!