Blog Post

Traços de personalidade: confira os principais e como afetam sua carreira
Carreira

Traços de personalidade: confira os principais e como afetam sua carreira 

Você tem um jeito mais analista, diplomata, apreensivo ou explorador? Saber mais sobre os limites de nossos próprios traços de personalidade é algo que provavelmente faremos muitas e muitas vezes. Afinal, teremos novas perspectivas e encontraremos respostas diferentes daquelas que nossa imaginação indicava.

E entender mais sobre quem somos é uma busca que não pode ser deixada para depois. Afinal, na era da informação, em que o mercado de trabalho valoriza cada vez mais as soft skills, conhecer e desenvolver suas características pessoais pode ser um grande diferencial.

Se você se interessa pelo tema e quer saber mais sobre os diferentes traços de personalidade, continue com a gente e leia esse post até o final.

Por que entender seus traços de personalidade faz tanta diferença?

Para quem não tem muita familiaridade com o tema, traços de personalidade são características pessoais mais ou menos estáveis que descrevem como uma pessoa sente e se comporta.

Ou seja, pessoas com os mesmos traços tendem a ter comportamentos e atitudes semelhantes.

Nesse contexto, quando você entende quais deles são dominantes em você, consegue tomar decisões mais alinhadas com seus valores, preferências e habilidades. E isso afeta diretamente suas escolhas de carreira, seu desempenho acadêmico e como você se relaciona com colegas, professores e superiores.

No ambiente acadêmico, esses traços influenciam o estilo de aprendizagem, a motivação e a capacidade de lidar com frustrações. Já no mercado de trabalho, direcionam o modo como você vai lidar com a pressão, se adapta a mudanças, colabora em equipe e busca por crescimento, por exemplo.

Assim, saber identificar esses traços de caráter pode facilitar a escolha de cursos, estágios e cargos mais compatíveis com o seu perfil individual. O que, por sua vez, resulta em uma carreira mais feliz e bem-sucedida.

Quais são os principais traços de personalidade e como eles se manifestam?

Na Psicologia existem muitas formas de abordar as características mais marcantes da personalidade humana. Contudo, no meio corporativo, um dos modelos mais aceitos é o Big Five – também conhecido como OCEAN – que abrange cinco grandes dimensões:

  • Abertura à experiência.
  • Conscienciosidade.
  • Extroversão.
  • Amabilidade e
  • Estabilidade emocional – ou Neuroticismo.

Outro modelo também bem aceito é o MBTI – Myers-Briggs Type Indicator  – que divide os perfis em 16 tipos com base em quatro pares de opostos:

  • Introversão vs. Extroversão.
  • Sensitivo vs. Intuitivo.
  • Pensamento vs. Sentimento.
  • Julgamento vs. Percepção.

Embora sejam dois métodos diferentes, ambos ajudam a mapear tendências comportamentais e preferências, sendo muito interessantes na hora de gerenciar uma equipe ou escolher qual área você vai se adaptar melhor, por exemplo.

Extroversão ou introversão: como esse traço influencia na sua carreira?

Pessoas extrovertidas são consideradas mais comunicativas. Elas se sentem energizadas quando estão perto de outras pessoas e tendem a se destacar em profissões que exigem networking, vendas, liderança ou atendimento ao público.

Por outro lado, os introvertidos já têm um pouco mais de dificuldade em interagir com pessoas e preferem ambientes mais tranquilos, focam em tarefas profundas e são valorizados em funções analíticas, criativas ou que demandam concentração.

Abertura a novas experiências e impacto no desenvolvimento profissional

Esse traço de personalidade está mais ligado à criatividade, curiosidade intelectual e desejo de explorar novas ideias.

Pessoas com alta abertura costumam se destacar em áreas como tecnologia, artes, design e pesquisa. Elas tendem a buscar atualização constante e a propor soluções inovadoras para problemas complexos.

Responsabilidade e organização: pilares fundamentais no mercado de trabalho

Por sua vez, a conscienciosidade é uma característica que engloba planejamento, disciplina e foco em resultados.

Pessoas com esse traço são vistas como confiáveis, pontuais e persistentes. E são altamente valorizadas em cargos que envolvem gestão de processos, metas e equipes.

Amabilidade e empatia: habilidades valorizadas em qualquer profissão

A amabilidade é um traço que está relacionado à capacidade de cooperar e se colocar no lugar do outro. Pessoas amáveis são ótimas em cargos que exigem relações interpessoais, e costumam desenvolver boas habilidades de liderança e mediação de conflitos.

São fundamentais em ambientes colaborativos e profissões de cuidado, como saúde, educação e recursos humanos.

Estabilidade emocional: como lidar bem com pressão e desafios?

Em um mundo dominado pela instabilidade, a estabilidade emocional é um dos traços de personalidade mais valorizados atualmente. Afinal, pessoas emocionalmente estáveis mantêm a calma em situações de pressão, apresentam maior resiliência e lidam melhor com críticas e situações estressantes.

Já aquelas com alta instabilidade podem ser mais sensíveis ao estresse, o que pode afetar seu desempenho e desestabilizar a equipe se não houver mecanismos para contornar isso.

Como os traços de caráter moldam sua trajetória acadêmica e profissional?

Diferentemente dos traços de personalidade, que são mais ligados ao temperamento, os traços de caráter são desenvolvidos ao longo da vida, podem ser aprendidos e moldados pelo meio, e envolvem escolhas conscientes, como honestidade, responsabilidade, respeito e empatia. Além disso, impactam diretamente a reputação profissional e acadêmica de uma pessoa.

Por exemplo, um estudante de bom caráter e ético tende a ter uma postura correta frente às avaliações e aos trabalhos em grupo. E isso se expande para todas as áreas em que estiver envolvido.

Com isso, no mercado de trabalho, aqueles colaboradores com caráter firme são mais confiáveis, têm melhores relações com colegas e superiores, e estão mais preparados para assumir posições de liderança.

Lista de profissoes do futuro para investir

Como descobrir seus principais traços de personalidade de forma prática?

Existem diversas ferramentas e abordagens para descobrir e entender melhor seus traços de personalidade. Algumas são baseadas em testes científicos, enquanto outras envolvem reflexão pessoal ou apoio de profissionais da área.

Testes como MBTI, DISC, Big Five (também conhecido como NEO-PI) e o Eneagrama possibilitam diferentes perspectivas sobre o perfil comportamental de cada indivíduo.

Realizar esses testes é uma opção muito legal para quem busca se conhecer melhor e alinhar expectativas com suas reais características.

Ferramentas para descobrir os traços da personalidade

Considerando tudo isso, quem já atravessou a famosa fase de vestibulares e escolha do curso de graduação, deve ter passado por uma boa maratona de testes.

Aptidão, vocação, orientação de carreira, seja qual nome for: o que importa é o resultado. A combinação das suas respostas apontará aspectos sobre você que ainda não foram percebidos.

5 maneiras práticas de descobrir seus traços de personalidade

1. Fazer testes gratuitos de personalidade online

Hoje em dia, existem várias plataformas confiáveis que disponibilizam testes baseados em modelos consagrados como MBTI e Big Five. Eles ajudam a traçar um panorama do seu perfil e são um excelente ponto de partida.

2. Refletir sobre seu comportamento em situações do dia a dia

A auto-observação e autoanálise são ferramentas poderosas. Analise como você reage a conflitos, prazos, mudanças e trabalho em equipe.

Se você for honesto nas respostas, vai encontrar uma forma poderosa de entender seus traços predominantes.

3. Pedir feedback para amigos, colegas e professores

Pessoas próximas podem oferecer uma perspectiva externa sobre seus pontos fortes e comportamentos recorrentes. Isso pode ser muito difícil ter uma visão realista sobre si.

Por isso, pergunte como você é percebido em diferentes contextos.

4. Observar suas reações diante de desafios e mudanças

Sua postura frente às situações desafiadoras revela muito sobre sua estabilidade emocional, flexibilidade e resiliência. Por isso, procure refletir sobre situações passadas e o que elas mostram sobre você.

5. Conversar com um orientador profissional ou psicólogo

Essa é uma maneira bastante tradicional e segura de buscar por autoconhecimento. Profissionais de orientação vocacional e psicólogos estão preparados para aplicar testes e ajudar na interpretação dos resultados, além de oferecer suporte para o desenvolvimento pessoal.

Faça o teste!

O site 16 Personalities oferece um teste baseado em diferentes tipos de personalidade. Ele é feito de forma gratuita e rápida (segundo ele, você levará cerca de 12 minutos para responder todas as perguntas).

A versão em português fala sobre as características mais marcantes de cada perfil e indica nomes de pessoas famosas identificadas com o mesmo resultado. Se você for craque no inglês, a versão original do site reúne resultados bem mais completos, como relacionamentos amorosos, amizades, família e hábitos de trabalho.

Buscar por autoconhecimento é um dos passos mais importantes para uma vida acadêmica e profissional bem-sucedida. 

Saber quais traços de personalidade predominam permite que você escolha caminhos mais alinhados com suas potencialidades, lide melhor com desafios e se desenvolva de forma consistente.

Aproveite que está aqui e baixe nosso conteúdo sobre soft skills, para tornar sua carreira ainda mais bem-sucedida!

Posts Relacionados