Voc√™ sabia que o Brasil √© o s√©timo pa√≠s com o maior n√ļmero de mulheres empreendedoras no mundo? Esse dado foi revelado em um levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

De acordo com a institui√ß√£o, s√£o mais de 24 milh√Ķes de brasileiras que est√£o √† frente de seus pr√≥prios neg√≥cios. Voc√™ pensa em fazer parte desse grupo de sucesso?

Para quem tem o desejo de se destacar com um novo negócio, recomendamos a leitura deste artigo! Vamos apresentar algumas dicas para empreendedoras de primeira viagem, além de contar histórias de sucesso, de mulheres que se destacam como empresárias.

Continue com a gente!

acessar material

Fique atenta em nossas dicas para mulheres empreendedoras de primeira viagem

Se o seu sonho é se tornar uma mulher empreendedora de sucesso, preste atenção nessas dicas básicas que trouxemos para você! Elas ajudarão em toda a sua jornada!

Trabalhe em uma √°rea que traga prazer

Para se destacar como empreendedora, é preciso gostar do que faz! Você não terá sucesso com uma loja de roupas, se detesta moda, por exemplo!

Não se deve pensar apenas em lucros imediatos, mas sim em abrir um negócio que traga satisfação pessoal. Ao trabalhar motivada, você terá mais ideias inovadoras e conseguirá mais resultados positivos em sua trajetória.

Haja com planejamento estratégico

√Č de fundamental import√Ęncia que voc√™ tenha um planejamento estrat√©gico muito bem alinhado. Ele deve nortear todos os seus passos na jornada empreendedora e ajudar√° para que n√£o d√™ nenhum passo em falso.

Você pode estudar como desenvolver uma análise SWOT, por exemplo, que é uma excelente metodologia para quem está estruturando um negócio. 

Tenha uma reserva de segurança

Nem sempre os ganhos virão logo nos primeiros meses da sua empresa. Por isso, antes de começar um negócio, é bem importante ter uma reserva de segurança. Isso ajudará nas despesas do empreendimento e também nos seus gastos pessoais.

Com uma reserva de segurança, você evita ter que fazer empréstimos, por exemplo. Assim, poderá operar com o caixa da sua empresa sempre no azul, quando ela começar a trazer lucro.

Busque inspiração em outras mulheres empreendedoras

Sempre que se sentir desmotivada ou precisar de um empurrãozinho para ter energia no trabalho, lembre-se da trajetória de grandes mulheres empreendedoras, que hoje são destaque no mercado.

Existem muitas profissionais de sucesso, com as quais voc√™ pode aprender diversas li√ß√Ķes. Apresentaremos algumas delas, logo mais!

Inspire-se com a história de 4 mulheres empreendedoras de sucesso

Agora chegou o momento de você se inspirar com grandes histórias de mulheres empreendedoras de sucesso. Vamos lá?

1. Mae Jemison

Você já ouviu falar em Mae Jemison? Ela é médica, astronauta e cientista! Por muitos anos, a profissional trabalhou para a NASA, tendo sido a primeira mulher negra a ir para o espaço, em 1992.

Em 1993, Mae pediu demiss√£o da NASA para empreender e come√ßar o seu pr√≥prio neg√≥cio. Surgiu assim a Jemison Group, empresa que, hoje em dia, se destaca por implementar solu√ß√Ķes de tecnologia, energia solar e telecomunica√ß√Ķes nos pa√≠ses em desenvolvimento.

2. Luiza Helena Trajano

Falar em mulheres empreendedoras sem citar Luiza Helena Trajano é praticamente impossível. Ela é a presidente do Magazine Luiza e iniciou a trajetória profissional trabalhando como vendedora, em uma loja no interior de São Paulo, de propriedade de seus tios.

Luiza cresceu dentro da loja dos tios e, embora não tenha criado o Magazine Luiza, foi a responsável em tornar um pequeno estabelecimento na maior rede varejista do nosso país.

Al√©m disso, na d√©cada de 1990, Luiza foi pioneira ao come√ßar apostar no e-commerce e nas vendas digitais, em uma √©poca em que pouco se falava disso. Hoje, a plataforma Magalu √© uma das que mais vendem no com√©rcio eletr√īnico brasileiro.

3. Nathalia Arcuri

A jornalista Nathalia Arcuri trabalhava como repórter, com passagens por grandes emissoras de TV, como o SBT e a Record TV. Ela vinha crescendo nessa profissão e tinha um futuro promissor na televisão.

Porém, sempre teve o sonho de trabalhar com educação financeira. Ela uniu esse desejo à experiência que tinha como jornalista de televisão e criou um blog e posteriormente um canal no YouTube, o Me Poupe.

Hoje, o Me Poupe é um dos maiores canais de finanças e economia do mundo e Nathalia se destaca como educadora financeira. Ela também já escreveu livros sobre o assunto.

4. Paola Carosella

Se você acompanha o programa MasterChef, na Band, deve conhecer a chef Paola Carosella. Porém, antes de participar como jurada no famoso reality show de culinária, ela já era uma reconhecida empreendedora no segmento da gastronomia.

Paola é argentina e vivia em Buenos Aires. Quando completou 17 anos, ela concluiu o ensino médio e começou a cozinhar e entregar marmitas em escritórios da cidade em que morava.

Ao mesmo tempo em que tocava esse negócio, Paola começou a estudar gastronomia e se aperfeiçoar cada vez mais. Ela conseguiu um emprego em um restaurante famoso e largou o seu negócio de marmitas para se dedicar à carreira de chef.

O espírito empreendedor, no entanto, não havia adormecido. Enquanto trabalhava em outros restaurantes, a jovem chef continuou se aperfeiçoando e estudando. 

Doze anos se passaram e ela decidiu que estava pronta para iniciar o seu primeiro negócio no ramo da alta gastronomia. Surgia assim o Julia Cocina, inaugurado em 2003.

Atualmente, Paola é dona do Arturito, renomado restaurante, localizado na cidade de São Paulo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essas grandes mulheres empreendedoras? Quem sabe, em breve, a sua hist√≥ria n√£o ser√° contada em publica√ß√Ķes como esta? Basta ter for√ßa de vontade e voc√™ poder√° conseguir alcan√ßar o sucesso!

Comece agora mesmo, baixando o nosso e-book ‚ÄúComo se tornar um empreendedor de sucesso desde a faculdade‚ÄĚ!