Ainda tem suas dúvidas sobre qual carreira escolher? Está dividido entre publicidade e marketing?
Esse é um problema bem comum entre os estudantes, já que as semelhanças entre as duas áreas geram confusão.
Por isso, é preciso entender direitinho quais são as principais diferenças entre elas para fazer a escolha certa. Continue lendo!
Publicidade e marketing: o que cada uma faz
Você quer tomar essa decisão com tranquilidade, certo?
Então você precisa descobrir qual é o propósito das duas áreas e o que fazem os profissionais de publicidade e marketing.
Publicidade
Quem faz faculdade de publicidade e propaganda é preparado para dominar a arte da persuasão.
Afinal, o objetivo da área é convencer os consumidores a comprar produtos ou serviços.
Para isso, os publicitários precisam ser criativos ao fazer as campanhas e saber usar as diferentes mídias ao favor das marcas.
A galera da publicidade também usa seus conhecimentos para trabalhar com a disseminação de ideias e valores. Isso rola em campanhas do governo, eleitorais, de ONGs, entre outros.
Marketing
Já o marketing tem um papel mais estratégico para as organizações. Ao mesmo tempo em que olha para o consumidor, a área precisa estar sempre ligada na relação da empresa com o mercado.
Entre os objetivos principais estão aumentar as vendas, fidelizar os clientes e fazer a empresa crescer. Portanto, criam as estratégias seguindo o plano do negócio.
Além disso, os profissionais da área fazem muita pesquisa para entender como os clientes se comportam e quais são as necessidades deles.
Diferenças entre publicidade e marketing
Enquanto o pessoal do marketing cria as estratégias, os publicitários divulgam produtos e serviços. Sendo assim, a publicidade funciona como uma ferramenta do marketing.
Mas isso não quer dizer que uma seja mais importante do que a outra, elas só cumprem funções diferentes.
O marketing fica mais ligado nas características do produto, preços, onde vender e quais estratégias de divulgação usar.
E a publicidade é uma das estratégias mais usadas, além de estar entre as mais eficientes.
Os profissionais da área sabem como falar com o público, escolher os meios de comunicação e tipos de ação para a campanha.
O que as duas áreas têm em comum
Para fazer as empresas chegarem onde querem, as duas áreas precisam trabalhar em parceria. Ou seja, caminhar de mãos dadas.
É a partir das estratégias do marketing que a publicidade elabora as campanhas e coloca as ideias em prática. Ao mesmo tempo, sem a criatividade dos publicitários, a marca não consegue se posicionar nem atingir seus objetivos.
Portanto, por mais diferentes que elas sejam, uma não conseguem ter sucesso sem a outra.
E aí, qual vai ser?
Entre publicidade e marketing, qual você acha que tem a mais a ver com você?
Se ainda não sabe qual carreira escolher, não deixe de continuar lendo sobre os cursos e as profissões.
Só assim você vai descobrir a área em que você se encaixa de verdade!
Então, que tal buscar um panorama geral sobre as carreiras? Confira agora o guia completo da Publicidade e Propaganda e tire todas as suas dúvidas!