Em um mercado profissional cada dia mais inst√°vel e competitivo, a sa√ļde mental no trabalho se tornou um tema central.¬†

Transtornos mentais como ansiedade e depressão são cada vez mais comuns entre os profissionais. Essas doenças interferem diretamente no rendimento dos colaboradores e, consequentemente, na produtividade dos negócios.

Nem sempre √© f√°cil manter a sa√ļde mental em dia. Para isso, √© preciso respirar fundo, redobrar a aten√ß√£o e tomar certos cuidados com a rotina de trabalho.¬†

Continue a leitura e confira dicas valiosas.

Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:

 

A import√Ęncia da sa√ļde mental no trabalho

Manter a sa√ļde mental no trabalho √© uma necessidade e desafio cada dia mais evidente na sociedade contempor√Ęnea.

A rotina acelerada do mercado faz com que muitos profissionais estejam cada vez mais vulner√°veis a transtornos, como ansiedade e depress√£o. Umas das principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo, segundo a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS).

Por isso, no dia-a-dia √© preciso estar atento e manter alguns cuidados necess√°rios. Eles s√£o importantes para garantir a sa√ļde mental dos profissionais e a sua capacidade produtiva.

Corpo s√£o, mente s√£: cuidados necess√°rios para manter em dia a sa√ļde mental no trabalho

Para manter em dia a sa√ļde mental no trabalho, √© importante respeitar os pr√≥prios limites e comunic√°-los quando for necess√°rio. Fazer pausas, respirar, beber √°gua, manter um ambiente harm√īnico e uma conviv√™ncia equilibrada com os colegas.¬†

Além de tirar férias, é claro.

O cuidado f√≠sico tamb√©m √© fundamental para garantir a sa√ļde da mente. Lembra daquela frase: corpo s√£o, mente s√£? Pois √© real.

Alimentação saudável e exercícios regulares são aliados contra o estresse

Uma boa alimentação e exercícios físicos regulares são grandes aliados para liberar o estresse. Ajudam a restabelecer as energias e fazem com que o seu corpo e cérebro funcionem a todo vapor. 

Você se sente mais disposto, mais produtivo e, portanto, mais feliz!

Seguir a vocação, o coração e trabalhar com as próprias habilidades 

A oportunidade de seguir uma vocação e trabalhar com as próprias habilidades pode contribuir muito para o bem-estar profissional. 

Fazer o que se gosta e o que se sabe gera motivação e satisfação, contribuindo para o equilíbrio mental. 

Sa√ļde mental em pauta: ansiedade, press√£o e depress√£o no mercado de trabalho

Instabilidade, press√£o, cobran√ßa por resultados, medo da demiss√£o‚Ķ Esses s√£o alguns dos motivos que colocam a sa√ļde mental de milhares de profissionais em risco diariamente.

De acordo com a OMS, 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental que afeta diretamente o seu trabalho. Desses, 9,3% sofrem de ansiedade, o que faz do Brasil o pa√≠s com maior n√ļmero de pessoas ansiosas do mundo.

A pandemia da Covid-19 e as consequ√™ncias para a sa√ļde mental no trabalho

Com a chegada da pandemia mundial da Covid-19 e a crise socioecon√īmica gerada pela situa√ß√£o, os quadros de transtorno mental entre os profissionais se agravaram ainda mais.

Atualmente, 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais sofrem com sintomas de ansiedade e depressão. Sendo que 27% deles sofrem com os dois transtornos ao mesmo tempo.

Os dados s√£o do artigo ‚ÄúDepress√£o e Ansiedade entre trabalhadores essenciais do Brasil e da Espanha durante a Pandemia de Covid-19‚ÄĚ, publicado na revista cient√≠fica Journal of Medical Internet Research.

Como lidar com estresse e outros transtornos mentais causados pela rotina profissional

Como voc√™ pode perceber, manter a sa√ļde mental se tornou uma quest√£o de necessidade nos tempos atuais. S√≥ assim √© poss√≠vel sobreviver √†s press√Ķes e competi√ß√Ķes do mercado de trabalho.

Uma mente saud√°vel √© mais resiliente, menos reativa, mais resistente e equilibrada. Capaz de encarar com mais intelig√™ncia as situa√ß√Ķes de estresse do dia-a-dia, evitando diferentes transtornos mentais, como a s√≠ndrome de burnout.

Burnout: a síndrome do esgotamento profissional

A  síndrome de burnout é um transtorno mental cada vez mais recorrente nos ambientes corporativos, caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse.

Trata-se de uma esp√©cie de esgotamento profissional, que pode ser causado por diferentes motivos. Excesso de trabalho, press√£o, inseguran√ßa, instabilidade, fun√ß√Ķes desgastantes, condi√ß√Ķes insalubres, frustra√ß√Ķes etc.

O profissional perde a motivação e a sua força produtiva, entrando em um estado de depressão.

Sa√ļde mental no trabalho √© sin√īnimo de bem estar e produtividade¬†

De acordo com a OMS, o conceito de sa√ļde mental vai al√©m de uma pessoa que esteja com aus√™ncia de doen√ßas mentais.

Trata-se de um estado de bem-estar, em que o indiv√≠duo √© capaz de aplicar as suas pr√≥prias habilidades, ser produtivo e contribuir com a comunidade. E, ainda, lidar com estresse da rotina sem grandes problemas ou emo√ß√Ķes.¬†

Os desafios e frustra√ß√Ķes fazem parte do cotidiano de qualquer trabalho. Por isso, √© importante saber geri-los com intelig√™ncia, sem perder a sua paz interior.¬†

A sa√ļde mental contribui para que os profissionais trabalhem com mais motiva√ß√£o e resili√™ncia, interferindo positivamente no desenvolvimento e produtividade dos neg√≥cios.

Como as empresas podem contribuir para a sa√ļde mental no trabalho

Muitas empresas j√° possuem programas voltados para a sa√ļde mental de seus colaboradores.¬†

As iniciativas incluem atividades físicas, como aulas de ginástica, massagens e yoga. E atividades de apoio psicológico, como atendimento terapêutico e palestras motivacionais.

As a√ß√Ķes voltadas para a melhoria do clima organizacional tamb√©m s√£o importantes, como as din√Ęmicas de grupo, a realiza√ß√£o de happy hours e outras confraterniza√ß√Ķes.

A flexibilidade nas jornadas de trabalho, a boa comunica√ß√£o interna e os feedbacks positivos s√£o outras estrat√©gias para contribuir na sa√ļde mental dos profissionais.

Mantenha a sa√ļde mental em dia para se dar bem no mercado¬†

A sa√ļde mental no trabalho √© uma necessidade e desafio cada dia mais evidente no mercado atual. O seu equil√≠brio, ou desequil√≠brio, interfere diretamente na produtividade dos profissionais. Por isso, deve ser tratada com aten√ß√£o.

Com rotinas de trabalho cada dia mais estressantes, √© preciso redobrar o cuidado para evitar os transtornos mentais. Respeitar os limites, fazer exerc√≠cios f√≠sicos e se alimentar bem s√£o alguns exemplos do que pode ser feito para manter a sa√ļde mental em dia.

Você já parou para pensar na vida profissional pós-pandemia? Baixe o infográfico e descubra como se preparar para o mercado de trabalho do futuro.