Para quem deseja entrar no mercado de trabalho, já percebeu como está mais difícil achar boas vagas. 

O mercado é implacável principalmente para quem busca o primeiro emprego. E um dos instrumentos que podem ajudar muito nessa missão é o currículo. 

Um documento bem estruturado e com claros objetivos vai te ajudar a se colocar no mercado de trabalho. 

Confira, neste texto, 7 exemplos de como criar um objetivo para currículo.

BAIXAR AGORA

O que é um currículo?

Um currículo é a junção de informações importantes para o seu recrutador, normalmente enviado quando a pessoa está em busca de emprego.

Esse documento, tão essencial para as empresas, é muito importante para resumir as experiências profissionais e escolaridade dos candidatos à vaga. 

Em geral, um currículo perfeito é composto de:

  • dados pessoais;
  • informações para contato;
  • objetivo profissional;
  • formação e dados escolares;
  • experiência profissional;
  • cursos livres;
  • habilidades.

Há outras informações que podem estar disponíveis no currículo, a depender da vaga em questão ou do candidato.

O currículo pode ser feito com fins profissionais ou acadêmicos, o famoso Currículo Lattes. Nesse caso, o preenchimento do documento é feito pela internet e não se assemelha muito com um currículo convencional.

O currículo convencional, por sua vez, é o documento enviado ou entregue ao departamento de recursos humanos das empresas. Esses profissionais são encarregados de fazer a seleção dos candidatos para entrevistas.

O que chama mais a atenção dos recrutadores?

Quem faz um currículo tem apenas uma pessoa em mente: o recrutador. Este profissional, como mencionamos, trabalha na área de recursos humanos e gestão de pessoas.

Apenas por meio do currículo o profissional de RH tem a responsabilidade de captar talentos para a empresa e chamá-los para uma entrevista

Mas, afinal de contas, o que chama mais atenção dos recrutadores?

Sinceridade

As empresas buscam um profissional honesto. Com base nisso, entenda que os recrutadores sabem identificar, a partir do currículo, o que o profissional pode realmente fazer ou não.

Se você acha que colocar o seu nível de um idioma vai ser uma vantagem, por exemplo, está enganado.

Caso o trabalho requeira essa habilidade, muito provavelmente um teste vai ser feito antes da contratação. Por isso, a sinceridade em um currículo é uma grande vantagem com os recrutadores.

Concisão e síntese

Em uma seleção de emprego, dezenas ou até mesmo centenas de candidatos são analisados por dia apenas com base no currículo. 

Por isso, tenha em mente que esse documento não é um resumo de toda a sua vida.

A partir disso, saiba que o currículo deve ser um documento conciso. 

Os recrutadores dispensam um currículo com informações não relevantes para a vaga em questão. Menos pode ser mais.

Por mais que você tenha diversos cursos livres, por exemplo, vale a pena selecionar os que são importantes para o cargo desejado. E sempre revise o seu currículo antes de enviar para uma vaga.

Experiências profissionais

Um currículo inclui as experiências profissionais anteriores de um indivíduo (salvo nos casos de primeiro emprego). 

O que a grande maioria não sabe, porém, é que listar as experiências corretamente é muito importante.

O primeiro ponto é fazer uma lista das experiências, das mais recentes para as mais antigas. Além disso, atente-se a incluir o período de permanência e as funções desempenhadas na empresa.

Um grande diferencial é incluir os resultados conquistados para a empresa em que você trabalhou. 

Um candidato fica muito mais atraente para qualquer vaga se mostrar, já no currículo, que é capaz de trazer bons indicadores para a companhia.

Objetivo bem-definido

Por último, mas não menos importante, é importante ter um objetivo no currículo. O objetivo é, em linhas gerais, o que você pretende fazer da sua carreira. Quais são suas metas e expectativas profissionais?

É importante manter o objetivo para currículo personalizado à vaga em questão, com sua área de atuação pretendida em mente.

Este texto deve ser curto, conciso e, ao mesmo tempo, chamar a atenção dos recrutadores. Sua importância é exatamente esta: se diferenciar dos concorrentes de forma concisa.

Qual é a importância do objetivo para currículo?

Agora que você já sabe o que chama mais a atenção dos recrutadores, vamos falar sobre um tema importante: o objetivo para currículo.

Com a quantidade grande de currículos que são recebidos pelas empresas, ter um objetivo bem escrito é a certeza de que você vai chamar a atenção.

Destacar-se dos concorrentes e aumentar as chances de ter uma boa colocação no mercado de trabalho é apenas uma das consequências de um objetivo bem-feito.

Não ter um objetivo para seu currículo pode fazer com que toda sua experiência profissional e qualificações sejam descartadas na hora de um processo seletivo.

Quais são as dicas para fazer um objetivo para currículo?

A importância de um bom currículo é gigante. Portanto confira, abaixo, dicas para fazer um bom objetivo para currículo.

Evite mentir

Ao enviar um currículo, é tentador dar uma pequena exagerada em nossas qualificações. Principalmente no objetivo, que chama mais atenção do recrutador.

Saiba que, ao fazer isso, pode surtir exatamente o efeito contrário. Você corre o risco de ser descartado, ou até mesmo de conseguir o emprego e não ser capaz de desempenhar as funções devidamente.

Fique de olho no português

Parece uma dica óbvia, mas não é. O objetivo para currículo é uma das únicas partes onde o candidato tem certa liberdade para escrever o que quiser.

Portanto, redobre o cuidado com o português correto. Cheque várias vezes a concordância nominal e verbal, ortografia e gramática.

Priorize a simplicidade

Pelo fato de as empresas terem diversos currículos para selecionar durante um processo seletivo, faça da simplicidade uma lei.

Como mencionamos, não conte histórias, nem fale mais do que o necessário. Neste caso, menos é mais.

Tenha atenção aos detalhes

E, por fim, não deixe de se atentar aos detalhes. Não coloque seu objetivo em uma fonte pequena demais e não tente destacar palavras com negrito ou itálico, por exemplo.

Restrinja-se ao simples e tenha sucesso na hora de se candidatar a uma vaga.

Como fazer um objetivo para currículo para profissional inexperiente?

Quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, sabe que o currículo é uma peça essencial. Por isso, também é necessário fazer o objetivo para currículo de primeiro emprego.

Nesse estágio, o mais importante é mostrar proatividade, iniciativa e vontade de aprender. 

Empresas que têm abertura para funcionários menos experientes valorizam essas qualidades. Em suma, um colaborador que “vista a camisa”.

Em seu objetivo, essas qualidades podem ser ressaltadas com a sua escolaridade. Mostre que é um profissional preparado, mesmo com a falta de experiência prévia.

Além disso, é possível destacar estágios, trabalhos voluntários e participações relevantes em equipes e projetos na época da escola.

A seguir, vamos dar alguns exemplos de objetivos para o currículo. Entre eles, o objetivo de currículo para profissional inexperiente também!

Quais os melhores exemplos de objetivos para currículo?

Agora que você já sabe a importância de se ter um objetivo bem definido e as dicas para fazer um, confira 7 exemplos de objetivos para currículo, para diferentes modalidades profissionais.

Primeiro emprego

1. Estou em busca do meu primeiro emprego, para ter experiência na minha área e desenvolver todo meu potencial.

2. Meu objetivo é adquirir experiência por meio do primeiro emprego. Desejo contribuir para o êxito da empresa, desempenhando as habilidades aprendidas na graduação.

Área de finanças

3. Com minha experiência e graduação na área de finanças, pretendo contribuir com o sucesso da empresa.

4. Meu objetivo é atuar em uma companhia de finanças renomada no mercado. Com meus __ anos de experiência, posso agregar aos negócios e ajudar no crescimento da empresa.

Área de educação

5. Busco crescimento profissional, e pretendo colaborar com a empresa com minhas habilidades educativas e pedagógicas.

6. Sou formado na área de ____ e desejo me desenvolver como professor. Contribuirei com minhas habilidades para os bons resultados da instituição.

7. Busco desafios profissionais. Com minhas experiências e qualificações. Creio ser o(a) candidato(a) certo(a) para ocupar a vaga.

Lembre-se de que o seu objetivo para currículo deve ser personalizado de acordo com as suas habilidades e à empresa que você se candidata.

Quais são as melhores frases de objetivo para currículo?

Para montar o seu próprio objetivo, vale a pena ter em mente algumas frases e termos mais usados. 

Entre as frases de objetivo para currículo, existem as que chamam mais a atenção dos recrutadores e do departamento de RH.

No seu objetivo, enalteça a sua proatividade (sem exageros), busque sempre o crescimento profissional junto da empresa e ressalte suas habilidades. Confira!

  • desejo pôr em prática minhas habilidades adquiridas na graduação;
  • tenho como objetivo crescer profissionalmente;
  • gostaria de fazer parte da empresa;
  • procuro uma vaga que me permita colocar em prática meus conhecimentos.

Nossa sugestão é que você se inspire em nossos exemplos e modelos de frases para criar o seu próprio objetivo para currículo.

Posso utilizar o mesmo objetivo em várias vagas?

A seguir, vamos responder a uma dúvida comum. Diversas pessoas fazem um currículo e o enviam para diversas vagas. Especialmente quem procura o primeiro emprego. Essa prática é aconselhada? E a resposta é não.

Não é indicado ter o mesmo currículo para várias vagas, e da mesma forma o mesmo objetivo. O objetivo do currículo é uma descrição do que você pretende fazer em sua carreira.

Nele, você delimita suas expectativas em relação a profissão que você está pretendendo atuar. Exatamente por isso, ter apenas um objetivo e colocá-lo para todas as vagas pode ser inadequado para algumas delas.

Prefira ter um objetivo bem-definido, conciso e interessante para cada área que você se candidatar. 

Se você quer o primeiro emprego, especialmente, não deixe de ter em mente as habilidades necessárias para o cargo em questão.

Assim, as suas chances de impressionar o recrutador e ser chamado para uma entrevista são bem maiores.

Qual é a importância de uma qualificação profissional para o currículo?

Finalmente, vamos falar um pouco sobre o peso de se ter uma qualificação profissional para o seu currículo.

Hoje, como já mencionamos, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente para quem quer um emprego. E se você almeja uma vaga com uma boa remuneração, é essencial ter uma boa qualificação profissional.

A principal forma de se qualificar reconhecida pelos recrutadores é o ensino superior. Ter um diploma de faculdade já aumenta bastante as chances de o candidato conseguir um emprego melhor.

Com um currículo recheado, o empregador consegue reconhecer o candidato que está a par das exigências do mercado. Desta forma, dará a ele o devido prestígio e prioridade sobre os demais.

A pessoa que procura mais estudo, mais conhecimento e a melhora de suas habilidades é um candidato que passa na frente. E, sem dúvidas, por mérito.

Confira, abaixo, outros motivos que fazem com que uma boa qualificação profissional seja importante no currículo.

  • ter conhecimentos mais atualizados;
  • estar preparado para atuar na área;
  • desenvolver novas habilidades na área;
  • estar na frente dos concorrentes.

Ter um currículo bem-feito faz com que você seja um competidor forte para entrar no mercado de trabalho. E ter um objetivo para currículo claro e conciso faz com que você se destaque mais ainda.

Esperamos que tenha gostado do nosso texto e, a partir dele, consiga criar currículos cada vez melhores. 

Na FECAP nós valorizamos a carreira dos nossos estudantes, tanto que criamos o FECAP+ Oportunidades, ambiente para apoiar e orientar os alunos no mercado de trabalho.

Para que você melhore ainda mais as suas chances com os recrutadores, baixe agora mesmo 7 modelos de currículo para dar um up em sua carreira!