Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:
Desde que a pandemia da Covid-19 iniciou, trabalhar em casa se tornou a realidade de muitos brasileiros. Afinal, o distanciamento social para evitar a disseminação descontrolada do novo coronavírus passou a ser uma necessidade.
Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), o home office foi adotado por pelo menos 46% das empresas brasileiras durante a pandemia.
Outro estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também traz dados interessantes. De acordo com a pesquisa, mesmo quando a pandemia for totalmente superada, 30% das empresas que adotaram o trabalho remoto seguirão operando dessa forma.
Os motivos que fazem com que as empresas sigam apostando no trabalho remoto é a economia proporcionada pelo modelo. Além disso, os colaboradores também perceberam vantagens nessa modalidade.
Quer saber quais são os principais benefícios de trabalhar em casa e como se adaptar a essa realidade? Então, prossiga a leitura!
Trabalho remoto e home office: entenda as diferenças entre as nomenclaturas
Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre trabalho remoto e home office. Acontece, no entanto, que muitas vezes os termos são usados como sinônimos, o que é errado.
Trabalho remoto e home office têm significados diferentes e é importante que você aprenda a distinguir os conceitos.
Vamos começar explicando o que é home office! Como você já deve saber, esse termo em inglês significa, literalmente, “escritório em casa”.
Ou seja, o termo home office serve para nomear a metodologia em que os trabalhadores não ocupam os seus escritórios, mas sim as suas próprias casas.
Em contrapartida, a expressão “trabalho remoto” tem um significado bem mais amplo. Nesse caso, a atividade não é feita apenas na casa do trabalhador, mas sim em qualquer local, que não a sede da empresa.
O trabalho remoto é embasado em uma cultura chamada de anywhere office, ou seja, escritório em qualquer lugar.
Dessa forma, um funcionário que pratica o trabalho remoto pode realizar as suas atividades profissionais em casa, em um coworking, em uma biblioteca, em uma cafeteria, em um hotel ou em qualquer outro espaço.
O único requisito para fazer parte da cultura do anywhere office é ter um computador ou outros dispositivos necessários para o trabalho e uma boa conexão com a internet.
Veja agora quais são as 4 principais vantagens de trabalhar em casa
Para os trabalhadores, a rotina de trabalhar em casa pode ser bastante benéfica. Veja algumas das principais vantagens proporcionadas pelo home office.
1. Redução de custos
Trabalhar em casa fará com que você reduza o seu custo de vida. Isso se justifica porque você não precisará gastar com gasolina ou passagens de transporte público para se deslocar até a empresa, por exemplo.
Além disso, não precisará comer em restaurantes todos os dias. Também não será necessário gastar com roupas novas, já que em casa você pode trabalhar até de pijama.
2. Economia de tempo
Não é apenas o dinheiro que será economizado se você trabalhar em casa. Quem adota o home office também consegue economizar o tempo.
Você não precisará mais perder horas no trânsito caótico da cidade para ir e voltar do trabalho, por exemplo.
Essas horas, que até então eram perdidas, poderão ser usadas para você dormir mais, estudar, ler, se divertir, passar mais tempo com a família, etc. O resultado disso é muito mais qualidade de vida.
3. Redução do estresse do dia a dia
A rotina nas ruas costuma ser bastante estressante. Além de enfrentar o trânsito, você fica ouvindo barulhos de buzinas, precisa encarar filas para tudo, corre o risco de sofrer acidentes ou ser vítima da violência urbana, entre outros fatos.
Quando se trabalha em casa, esses estresses corriqueiros reduzem muito. Você se estressará menos e isso resulta em até mesmo mais motivação para trabalhar.
É prudente, porém, saber administrar o tempo de trabalho com a rotina de casa. Determine e separe as horas de cada atividade. Planeje as ações, para evitar o acúmulo de trabalho e, com isso, ter que empregar horas extras no que podia ser feito durante o horário comercial.
4. Alimentação mais saudável
Na correria do dia a dia, manter uma alimentação saudável é bem complicado. Quem trabalha e estuda fora de casa sabe que, muitas vezes, se acaba recorrendo a lanches rápidos, que nem sempre são os melhores para quem deseja manter uma boa saúde.
Ao trabalhar em casa, você terá mais tempo para preparar as suas refeições de forma saudável.
Uma vez por semana você pode preparar marmitas e deixá-las no congelador, para se alimentar no horário do almoço, por exemplo.
Também pode fazer a feira e encher a geladeira de frutas e opções mais saudáveis para os seus lanchinhos.
Saiba como se adaptar à rotina de trabalhar em casa com qualidade
Apesar das vantagens proporcionadas, o home office também pode oferecer alguns desafios. Por isso, listamos algumas dicas para você trabalhar em casa com qualidade. Acompanhe!
Crie um espaço adequado para o seu home office
Improvisar a mesa da cozinha para trabalhar não é o mais adequado para quem está em home office! O ideal é que você dedique um cômodo ou cantinho da casa para realizar as suas atividades profissionais.
Escolha um espaço confortável e que permita que você se concentre bem em suas atividades.
Não se isole socialmente
Para manter uma boa saúde mental, o ser humano precisa se relacionar com outras pessoas. Ao trabalhar em home office, corre-se o risco de se isolar socialmente, o que é pouco recomendado.
A saída para isso é buscar por atividades que permitam conviver com outras pessoas. Você pode entrar para um clube de leitura no seu bairro, convidar um amigo para caminhar todos os dias na pracinha, entre tantas outras atividades.
Converse com os seus empregadores para dividir despesas
Ao adotar o home office, muitas empresas pagam um auxílio para os colaboradores cobrirem algumas despesas.
A conta da energia elétrica da sua casa e a compra de equipamentos para trabalhar remotamente, por exemplo, podem ser parcialmente pagos com esse auxílio. Por isso, converse com os seus empregadores e busque uma solução viável para ambas as partes.
Trabalhar em casa não é uma tendência passageira! Isso faz parte do futuro do trabalho e é importante que você esteja preparado para encarar essa nova realidade.
Continue se preparando e baixe agora o nosso infográfico com o passo a passo para se tornar um profissional inovador.