Há quem diga que contato é tudo nessa vida. No mundo profissional, quem tem os contatos certos, encontra as melhores oportunidades, recebe indicações e ainda pode criar parcerias de trabalho promissoras.

A arte de fazer networking se tornou uma prática necessária para quem deseja uma boa posição no mercado de trabalho. Mas para que ele seja eficiente, é preciso fazê-lo de forma adequada. Veja o texto a seguir e descubra 5 dicas para criar um networking eficiente.

1. Afinal, o que é networking?

Para criar um networking eficiente, antes de mais nada, é preciso saber o que queremos dizer com isso.

Network é uma expressão em inglês que significa rede de contatos. Trata-se da capacidade de estabelecer conexões e criar laços sólidos e duradouros com um propósito concreto.

No âmbito profissional, a prática do networking pode se tornar uma importante ferramenta para a inserção no mercado de trabalho, principalmente no período da faculdade, para aqueles que buscam pelo primeiro emprego.

As pessoas com as quais nos conectamos podem nos fornecer informações valiosas, compartilhar conhecimentos, fazer indicações para uma vaga de emprego ou até mesmo se tornar futuros parceiros, sócios ou chefes.

Por isso, fique atento! Os contatos certos podem abrir muitas portas.

Descubra agora!

2. Fazer networking não é puxar saco!

Quando falamos em criar redes de contato, falamos sobre cooperatividade.  E isso significa estabelecer relações sinceras, de mão dupla, onde todos se ajudam e se beneficiam mutuamente. Por isso, atenção, fazer networking não é puxar saco para satisfazer os próprios interesses.

O networking parte da ideia de que sozinhos não somos muito nessa vida. O reconhecimento e a valorização da importância do outro na construção da nossa própria história é que deve nos guiar nesse movimento.

Por isso, procure se conectar com pessoas que você tem alguma afinidade ou interesses em comum e crie uma relação de equilíbrio. Lembre-se que essa relação só será benéfica se for verdadeira e duradoura e, para isso, você deverá se dedicar a ela.

Tenha isso sempre em mente na hora de tecer a sua rede de contatos. Faça disso uma rotina. Se aproxime com calma, reflita se você tem algo a oferecer nessa relação e seja sincero em cada movimento. Crie laços transparentes e de confiança. Se mostre aberto a novas conexões e possibilidades e jamais seja preconceituoso, sempre é possível se surpreender.

3. Aprenda a dar e receber para criar um networking eficiente

Como falamos anteriormente, networking é uma via de mão dupla. Uma relação de troca que funciona somente se for positiva para todos os envolvidos.  Por isso, na hora de tecer suas redes de contato, não se esqueça de que seus parceiros também contam com você.

Reflita sobre o que você tem a oferecer e como você pode contribuir no crescimento profissional de cada um.  Habilidades, coisas, informações, contatos ou ideias. O importante é que seja de coração e realmente faça a diferença na vida do outro.

Lembre-se que, assim como você, as outras pessoas também buscam pelos contatos certos. Por isso, seja um bom contato e não crie conexões só esperando ajuda. Saiba como retribuir.

Mostre-se disposto a compartilhar suas experiências profissionais e informações que sirvam para o crescimento do outro e não deixe de alertar sobre aquela oportunidade de emprego que é o perfil do seu parceiro. Dessa forma, a sua rede se tornará cada vez mais sólida e duradoura e você colherá mais e mais frutos.

criar-um-networking-eficiente

4. Quem não é visto, não é lembrado

Não adianta ficar dentro de casa e esperar que as boas pessoas apareçam na sua porta. Só faz bons contatos quem está nos lugares certos, por isso, abra seu coração, deixe a timidez de lado e tenha uma vida social ativa.

Participe de congressos, feiras, encontros, palestras e outros eventos na sua área de interesse.  Converse com professores, funcionários e colegas da sua sala e de outros cursos.

Movimente-se por espaços diferentes, aceite convites para almoços, happy hours ou um café no fim do dia. Escute o que as pessoas têm a dizer e ofereça ajuda se for possível. Esteja ativamente nos grupos de discussão e demonstre que você é uma pessoa antenada e de confiança.

Quanto maior o número de pessoas na sua rede e quanto melhor for sua imagem para elas, mais portas irão se abrir para você.

5. Seja ativo nas redes sociais

Seja ativo nas redes sociais. O facebook e o linkedin são plataformas de relacionamento que permitem o contato com milhares de pessoas diferentes de forma prática e rápida. Além de possibilitar novas conexões e estreitar as antigas, esses são espaços para divulgar seus interesses, compartilhar conteúdos e construir a imagem que você deseja passar para seus futuros parceiros.

O facebook é uma rede de relacionamentos ampla e aberta, mas que se direcionada de forma inteligente, pode contribuir e muito para o seu networking. Preze pela formalidade nos textos e procure compartilhar conteúdos relacionados à sua área de interesse profissional. Adicione pessoas relevantes para a sua carreira e participe de grupos de discussão.

O Linkedin é uma rede de relacionamentos com foco profissional, super importante para quem deseja fazer networking. Para aproveitar ao máximo o que essa plataforma tem a oferecer, a dica é manter o seu perfil sempre atualizado, adicionar pessoas da sua área de atuação e sempre que possível interagir nos grupos do seu interesse.

As redes sociais são espaços de interação importantes nos dias de hoje, muitas vezes usadas como um cartão visitas ou primeiro contato entre os profissionais. Por isso, faça um uso consciente e adequado. Transmita credibilidade e aproveite para construir uma imagem positiva.

Com essas 5 dicas ficou ainda mais fácil criar um networking eficiente. Seja socialmente ativo, esteja presente nas redes sociais, conecte-se com quem tem a ver com você e não se esqueça de retribuir sempre que surgir uma oportunidade. Aproveite a sua rede de contatos e aumente suas chances no mercado de trabalho.

Para ampliar ainda mais seus horizontes, faça download do ebook e descubra “como se transformar em um empreendedor de sucesso”.

Veja aqui!