Networking é a arte de fazer bons contatos a partir da socialização.

A prática é fundamental no mundo dos negócios, responsável por abrir portas e gerar futuras parcerias de sucesso.

Mas, para isso, é preciso ter jogo de cintura e a mente aberta para socializar de forma estratégica. Continue a leitura e confira 5 dicas de assuntos para conversar ao fazer networking.

BAIXAR AGORA

No mundo dos negócios, quem tem contato tem tudo! Saiba a importância de fazer networking

Antes de te dar as melhores dicas de assuntos para conversar, precisamos explicar porque esse é um movimento importante.

Networking é uma prática fundamental para quem deseja criar uma rede de relacionamentos produtiva. Ou seja, uma rede de pessoas que possa ajudar você de forma estratégica a alcançar os seus objetivos profissionais.

Os contatos certos podem abrir muitas portas no mundo dos negócios. Podem gerar futuras parcerias e sociedades, além de ser uma fonte infinita de boas informações, inspirações, dicas e oportunidades para a vida toda.

Porém, para manter sua rede de contatos nutrida, é necessário saber conversar assuntos que sejam de interesse de ambas as partes.

Desafios e estratégias para manter uma rede de contatos ativa e atraente

Não basta ser bom de papo para fazer networking! Essa é uma habilidade que exige treino, foco, propósito e muita disposição. Veja a seguir o que fazer para dominar esse quesito.

Deixe a timidez de lado

Para manter uma rede de contatos ativa e atraente é preciso, primeiro, vencer a timidez e se aventurar em eventos cheios de estranhos, seja presencial ou virtual. 

É necessário abrir a mente e o coração para socializar, e manter o foco para não se perder em meio à multidão.

Identifique as pessoas com potencial de relacionamento no futuro

Para se movimentar estrategicamente e não perder tempo com distrações, é importante mapear quem são as figuras-chave.

Foque a sua atenção em pessoas que você vê algum potencial de relacionamento no futuro. Ou seja, aquelas que estão conectadas com o seu propósito de trabalho e que podem contribuir de fato com a sua carreira.

Não sabe como puxar papo profissional? Confira 5 dicas de assuntos para conversar

Tudo bem, nem todo mundo tem o dom da socialização.

Se você é uma dessas pessoas e não sabe como puxar um papo produtivo com um desconhecido, separamos dicas valiosas para você.

Lembre-se de manter o foco para não perder tempo com futilidades. Os temas devem girar em torno das áreas de interesse da sua carreira.

Continue a leitura e confira 5 dicas de assuntos para conversar ao fazer networking.

1. Trajetória profissional e histórias de vida

As histórias de vida e de profissão são sempre assuntos envolventes que geram interesse, empatia e inspiração. Elas podem ser o início de um laço importante e render boas horas de conversa.

2. Literatura

Esse é outro tema que pode render trocas produtivas.

Mostre que você é um estudioso e fale sobre os livros da sua área que você está lendo no momento. Se houver espaço, peça dicas de leitura. Lembre-se de manter a atenção nas áreas de interesse da sua carreira

3. Valores pessoais e propósitos

Os valores pessoais e propósitos da vida são assuntos profundos que também podem gerar conexão e empatia.

Converse sobre os seus objetivos profissionais e esteja aberto para ouvir o outro. Essa pode ser uma grande oportunidade de encontrar pontos em comum.

4. Desafios

Quais são os principais desafios da sua área profissional de interesse? Esse é um tema crucial, tanto para criar laços quanto para criar estratégias para sua carreira profissional. 

Fique atento, o desafio do outro pode ser o mesmo que o seu. E vocês podem encontrar uma solução juntos!

5. Referências

Quais são as suas referências profissionais? Quem inspira você? Esse é outro assunto que pode gerar muito assunto e identificação. Também pode render boas fontes de estudo e pesquisa.

Boas práticas adicionais para fazer um networking com sucesso

Algumas atitudes podem fazer toda a diferença para um networking de sucesso.

Continue a leitura e descubra mais práticas que podem contribuir para que você tenha uma boa desenvoltura em um evento profissional. É bom se preparar desde já para os eventos que poderão ocorrer no pós-pandemia.

Pesquise sobre os eventos para não ser pego de surpresa

Antes de confirmar a sua presença, pesquise sobre o evento e saiba quem são as pessoas que estarão lá. Certifique-se que a atividade está relacionada com a sua área de interesse profissional, ou pelo menos os seus participantes.

Isso vai ajudar você a se preparar mais adequadamente para a ocasião e não ser pego de surpresa.

Vista-se adequadamente

Escolha o look certo. Nada de vestir uma roupa despojada se o traje é esporte fino. Ou estar chique demais quando todos estão de jeans.

Procure seguir o padrão ou opte pelo casual. Caso contrário, você poderá transmitir uma impressão negativa e chamar a atenção por estar diferente.

Demonstre interesse

Demonstrar interesse sincero pelo o que o outro diz pode gerar uma empatia instantânea e criar uma abertura para aprofundar a relação.

Por isso, esteja atento ao outro. Não somente aos negócios, mas às suas opiniões e interesses. Esse pode ser o início de um laço profissional.

Mostre-se disponível para ajudar

Descubra quais são as necessidades das pessoas e veja como você pode contribuir. Seja com a sua experiência profissional, uma dica ou com a rede de contatos que você já possui.

Quando for o seu momento de necessidade, essas pessoas certamente lembrarão de você.

Não esqueça o seu cartão de visitas

Tenha o seu cartão de visitas em mãos. Essa será sua ferramenta principal para fazer networking durante um evento e dar continuidade aos contatos.

Leve mais cartões do que você imagina que vai precisar. E se não tiver um físico, vale trocar um contato virtualmente, é só sacar seu smartphone e voilá!

Conecte-se logo após o evento para dar continuidade na relação

Depois do evento, adicione os seus novos contatos nas redes sociais, em especial no LinkedIn, e envie uma mensagem. Isso demonstra que você os considera bons contatos e tem interesse em dar continuidade à relação.

Faça um networking eficiente e tenha uma rede de contatos promissora

Agora que você já tem uma boa lista de assuntos para conversar ficou mais fácil fazer networking.

Lembre-se que, no mundo dos negócios, os contatos certos valem mais do que ouro. Identifique as pessoas estratégicas para você, deixe a timidez de lado e se prepare para socializar. 

Marque presença nos eventos virtuais e presenciais (quando for o momento), esteja a disposição para contribuir e crie uma rede sólida para alcançar os seus objetivos profissionais.

Você ainda está em dúvida sobre qual profissão seguir? Faça o jogo das profissões e descubra qual área tem mais a ver com você.