Você já ouviu falar em networking profissional? Sabe por onde começar a construir a sua rede de relacionamentos?

Se você quer aumentar a sua chance de ser convidado para novas oportunidades de emprego, este post é para você. Vamos dar dicas de como criar a sua rede de contatos sem cair em armadilhas.

Acompanhe para aprender o passo a passo do networking profissional

O que é networking?

O termo networking faz referência à criação de uma rede de contatos. Trata-se de uma estratégia de aproximação de profissionais estratégicos somada ao marketing pessoal.

Construir a sua rede de relacionamentos vai muito além de ter uma agenda lotada de telefones. Está relacionado com a criação de laços efetivos com colegas de trabalho e faculdade, que irão agregar à sua carreira.

Ou seja, deve ser uma estratégia planejada e com objetivo claro. Desta forma, fica mais fácil mensurar os resultados obtidos após o início da ação.

acessar material

Como fazer o networking eficiente

Ter um milhão de amigos não quer dizer que você domina as técnicas de networking profissional. Popularidade pode ser diferente de efetividade quando não há um objetivo por trás de cada contato.

Para evitar as armadilhas da fama vazia, siga estas dicas:

1) Comece a criar sua rede imediatamente

Se você ainda não começou a criar a sua rede de contatos, saiba que já está atrasado. Quanto antes você começar a se aproximar de outras pessoas, mais rápido você aproveitará os benefícios disso.

Um erro comum de muitos trabalhadores é recorrer a sua rede apenas depois de desempregados. Quem deixa para fazer isso de última hora pode se surpreender ao perceber que não tem com quem contar.

Portanto, não adie mais a criação da sua rede. Reserve um tempo na sua agenda pelo menos quinzenalmente para criar laços com colegas de profissão.

2) Mostre-se ao mercado

Saia da redoma de vidro e mostre seu talento para o mundo. Quem não é visto, não é lembrado.

Algumas tarefas vão ajudar você a se tornar mais conhecido na sua carreira:

  • crie um blog com conteúdo relevante sobre sua profissão;
  • participe de grupos no LinkedIn e interaja com os demais membros;
  • envolva-se nas discussões ligadas à sua área de atuação;
  • visite faculdades e converse com professores e alunos sobre o futuro da sua atividade;
  • deixe a timidez de lado e expresse sua opinião sobre os assuntos.

3) Participe de eventos

Os eventos corporativos são uma excelente oportunidade para conhecer pessoas da sua área e trocar contatos.

Dê uma pesquisada na agenda da sua cidade e selecione os mais estratégicos. Evite o excesso de participações, pois você não vai querer ficar conhecido como “arroz de festa”, não é!?

Vá apenas a aqueles que sejam mais relevantes e tenha uma estratégia bem definida. Evite ficar ao celular nos intervalos e tente se aproximar de pessoas que irão realmente agregar à sua carreira.

4) Divulgue seus resultados com humildade

Já notou que algumas pessoas parecem contar vantagem de qualquer situação? O excesso de autoconfiança pode soar como prepotência para alguns.

Há maneiras de divulgar os próprios resultados sem parecer exagerado. O segredo está na forma com que você fala de si mesmo para os outros. 

Explique a estratégia que você usou para alcançar suas metas e foque na ação em si. Assim, você mostra como é bom no que faz sem parecer convencido demais.

5) Não tenha medo de se expor

Entenda de vez o que é networking profissional

Sabe aquela conversa em que todos concordam, mas só você parece estar vendo o outro lado da questão!? Deixar de expor a sua opinião contrária pode empobrecer o debate.

Mesmo que ela pareça óbvia para você, para os outros ela pode ser inédita. Por isso, nunca deixe de se posicionar sobre um assunto.

As pessoas que sabem se expressar bem tem mais visibilidade no mercado de trabalho. Portanto, sempre que tiver oportunidade, deixe claro a sua opinião.

6) Seja honesto com os demais

Contar vantagens ou aumentar uma situação pode queimar o seu filme com os seus colegas de profissão. 

Mesmo que você more em uma grande cidade, o mercado de trabalho sempre parece ser menor do que se imagina. A chance de você ser descoberto contando uma mentira é muito alta. Esse tipo de boato tende a se espalhar muito rápido.

Logo, o melhor mesmo é ser honesto em relação às suas experiências e competências. Dê crédito ao seu grupo de trabalho, quando necessário, e ressalte a sua contribuição para o resultado.

A sinceridade é a melhor arma durante uma entrevista de emprego ou um contato pessoal. 

7) Tenha o que dizer

Puxar assunto com outra pessoa comentando sobre o clima do dia já está muito batido e antiquado. Seguir essa linha de “papo furado” não vai gerar resultados.

É necessário estar sempre se informando para ter assunto para conversar com diferentes pessoas. Leia, ouça músicas e participe de eventos culturais. Desta forma, você se tornará uma pessoa mais interessante de se conhecer.

Quem não quer conhecer alguém que saiba conversar sobre qualquer assunto, sem exceção, não é mesmo?

8) Seja ético

Antes de mais nada, seja ético e respeite os seus colegas e a sua área de atuação. Mesmo que você tenha vivido uma experiência de emprego ruim, não saia espalhando isso por aí.

Lembre-se que toda história tem dois lados. Quando você divulga um boato, tira a oportunidade da outra parte se explicar e se defender das acusações.

Guarde as críticas apenas para você. Distribua apenas os elogios e reconheça o mérito dos que se dedicaram ao seu lado. 

Como manter sua rede de relacionamento ativa

Depois de seguir todos os passos acima, é importante estar ciente que o trabalho ainda não estará terminado.

Não basta trocar cartões e abandoná-los no fundo da gaveta. É necessário reativar o seu networking profissional de tempos em tempos.

A palavra-chave aqui é constância. Crie uma rotina que inclua se reaproximar de pelo menos cinco pessoas todas as semanas. Desta maneira, você evita o risco destes profissionais esquecerem quem é você.

Para facilitar ainda mais o contato, você pode se valer de redes sociais como o LinkedIn. Lembre-se de preencher seu perfil corretamente e mantenha seu currículo online sempre atualizado.

Converse com antigos colegas sobre as novidades da sua carreira e deixe claro quais são seus próximos objetivos. Isso ajudará que eles se lembrem de você caso surja uma oportunidade compatível com o seu perfil.

Além disso, peça para que eles apresentem você a outros colegas. Assim, será possível estar sempre ampliando a sua rede de contatos com pessoas estratégicas.

Ter uma boa estratégia de networking pessoal faz toda a diferença para quem deseja crescer na carreira. Além de aumentar o seu índice de empregabilidade, ainda contribui para ampliar as suas vivências em sociedade.

Por isso, na próxima vez que conhecer uma pessoa nova não hesite em se apresentar e criar laços duradouros. Você só tem a ganhar com isso!

Curtiu as dicas? Continue aprendendo sobre esse assunto. Descubra as diferenças entre network e networking clicando neste link

baixar agora!