Quais as melhores carreiras para seguir? Se você faz parte da turma que está pensando em ingressar no ensino superior em breve, esta pergunta deve estar tirando algumas boas horas do seu sono, não é?
Decidir a carreira profissional não é uma tarefa fácil. Independentemente da sua idade e se você já está ou não no mercado de trabalho, essa é uma escolha muito importante. E o pior — ou melhor! — de tudo é que apenas você pode fazê-la.
De nada adianta considerar o que seus pais, irmãos(ãs), namorado(a) ou noivo(a) têm a dizer. Apenas você pode escolher qual carreira quer seguir. Afinal, é você que vai trabalhar com isso durante bons anos.
Apesar da escolha ser unicamente sua, isso não quer dizer que você não possa contar com uma ajuda extra para conhecer as melhores carreiras da atualidade, não é mesmo?
Ao longo deste artigo, vamos conhecer 10 carreiras que estão em alta, o que faz cada uma delas e qual curso você deve escolher se quiser seguir determinada profissão.
É hora de apertar os cintos para conhecer tudo o que o ensino superior pode oferecer a você. Boa leitura!
Conheça as 10 melhores carreiras do mercado atual para seguir
- Qual a melhor carreira para seguir?
- Qual curso superior combina mais comigo?
- Qual curso devo escolher para ter sucesso?
Esses são apenas alguns dos muitos questionamentos que devem estar na sua cabeça neste momento. Pois saiba que você não é a única pessoa com essas dúvidas. Afinal, além de fazer o que gosta, todos querem seguir uma carreira que dê bons frutos, incluindo financeiros.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem, atualmente, cerca de 30 mil cursos de graduação presenciais e à distância distribuídos em mais de duas mil instituições de ensino superior em todo o Brasil.
Este número alto traz à tona duas questões: existem muitas alternativas de cursos e muitas instituições, algumas melhores que outras. O que você precisa, no entanto, é escolher aquela que vai entregar a você o maior conhecimento e infraestrutura para se preparar para o mercado de trabalho.
Reconhecida no mercado de ensino superior brasileiro, a FECAP SP oferece aos estudantes a tradição de mais de 120 anos de atuação. Com uma grade curricular extensa e professores altamente qualificados, a instituição oferece opções de curso superior que, com toda a certeza, darão a você a melhor carreira para exercer.
Vamos conhecer, agora, as 10 melhores carreiras para seguir e se destacar no mercado de trabalho. Segue o fio:
1. Administrador de empresas
Se você acha que a boa e velha profissão de administrador de empresas está em baixa, está muito enganado.
Apesar de muitas pessoas pensarem que este cargo é apenas para quem tem empresa ou é herdeiro de um grande empresário, esta profissão vem crescendo a cada ano que passa.
O administrador não precisa estar ligado ao proprietário da empresa. Ele necessita, apenas, ter o conhecimento adequado para mostrar quais os melhores caminhos a serem seguidos, principalmente frente a grandes obstáculos.
Entre as principais atividades de um administrador de empresas estão o planejamento estratégico, organização, cooperação, gestão de pessoas, controle, monitoramento das atividades diárias e, é claro, a tomada de decisões.
Para trabalhar como administrador de empresas, você precisa ter o diploma de Administração. Na FECAP, o bacharel em Administração tem 4 anos (8 semestres) de duração e as aulas estão disponíveis na modalidade presencial nos turnos da manhã e da noite.
2. Desenvolvedor de software
Qual a melhor carreira a seguir hoje em dia para quem gosta de trabalhar com tecnologia? A resposta é simples: você pode ser um desenvolvedor de software.
O desenvolvedor de software é o profissional responsável por criar, projetar e desenvolver diferentes programas de computador. A lista de atividades para quem ingressa nesta profissão é bastante extensa e, com certeza, o tédio não faz parte do vocabulário de quem segue esta carreira.
Ao optar por esta profissão, você estará apto a analisar os requisitos necessários antes de iniciar cada projeto, utilizar linguagens de programação para escrever o código do software, realizar testes, depuração, manutenção e atualizações, sempre colaborando com todas as atividades desenvolvidas pela equipe.
Para seguir esta profissão, entretanto, é imprescindível que você curse o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FECAP. Com 2 anos (4 semestres) de duração, o curso está disponível na modalidade presencial, com aulas de segunda à sexta-feira à noite no campus Liberdade, em São Paulo, capital.
3. Cientista de dados
Os dados, nos dias de hoje, são extremamente importantes para qualquer empresa. Por meio deles, é possível entender o comportamento dos consumidores, direcionar as ações e conseguir resultados mais assertivos.
Pode-se, inclusive, afirmar que quem tem acesso a estas informações tem uma mina de ouro em mãos. Afinal, elas trazem o entendimento sobre o que pode ser melhorado visando o sucesso do negócio.
Neste cenário, o cientista de dados desempenha um papel cada vez mais importante. É a pessoa quem reúne as informações e as transforma em conhecimentos relevantes para os proprietários das empresas.
Expert em algoritmo, o cientista de dados consegue agrupar as informações e oferecer relatórios precisos. Com tamanha importância, este profissional é altamente requisitado por empresas dos mais diferentes ramos.
Para ser um cientista de dados eficiente, o primeiro passo é prestar o vestibular para o bacharelado em Ciência da Computação. Na FECAP, o curso tem 4 anos de duração com aulas presenciais nos turnos da manhã e da noite.
4. Auditor contábil
Se você acha que quem se forma em Ciências Contábeis pode apenas atuar como contador, eis outra informação equivocada. A auditoria contábil é uma profissão de bastante prestígio e com boas remunerações.
Este profissional é responsável por realizar auditorias contábeis em empresas e organizações que podem ser públicas, privadas ou de economia mista. O objetivo é examinar os registros financeiros para garantir a conformidade.
Além de gostar de trabalhar com números, se você deseja ser um auditor contábil, precisará concluir o bacharelado em Ciências Contábeis. Na FECAP, o curso tem 4 semestres de duração e as aulas estão disponíveis presencialmente no campus Liberdade.
5. Analista de investimento
Se você perguntar para um grupo de pessoas qual é a melhor carreira a seguir hoje em dia na área de economia, a resposta será unânime: analista de investimentos.
Este profissional é altamente requisitado por empresas e pessoas físicas. Ele é responsável por auxiliar as pessoas no processo de tomada de decisões que estejam relacionadas a investimentos.
Entender o mundo dos investimentos pode ser bastante complicado para quem não tem especialização e experiência na área. Por isso, essa profissão está cada vez mais em alta no mercado atual.
Para ser um analista de investimento especializado e eficiente, o primeiro passo é finalizar o bacharel em Ciências Econômicas. Na FECAP, o curso tem 4 anos de duração, na modalidade presencial, com aulas de segunda à sexta-feira no campus Liberdade.
6. Consultor trabalhista e previdenciário
A profissão de consultor trabalhista e previdenciário está entre as melhores carreiras da atualidade.
O profissional tem como responsabilidade principal oferecer assessoria para empresas e funcionários sobre os direitos e deveres de cada uma das partes. Além disso, ele está apto a aconselhar os trabalhadores sobre questões relacionadas à Previdência Social (aposentadoria).
Contudo, para ser um consultor trabalhista e previdenciário é preciso se esmerar nos estudos. Geralmente estes profissionais têm duas graduações, sendo uma em Direito e outra em Ciências Contábeis.
Se você já tem um diploma de graduação, o leque de oportunidades é bom. E, se mesmo assim você optar por cursar um segundo curso superior, as chances de ingressar em uma das melhores carreiras do mercado é ainda maior.
Por isso, se você é formado em Direito, Administração, Economia ou Ciências Atuariais e está pensando em como melhorar a carreira profissional, o curso Contabilidade para Graduados pode ser o ideal para você!
Essa graduação está disponível na FECAP em duas modalidades: presencial e semipresencial. Dependendo da sua primeira faculdade, ele pode ter durações diferentes, variando entre 2 (4 semestres) e 2,5 (5 semestres) anos.
7. Social media
Nunca se falou tanto e nem se utilizou tanto das redes sociais. Então, que tal passar os dias gerenciando este tipo de mídia? Esta é uma das profissões que estão em alta no mercado atual.
O social media é o profissional responsável por planejar, organizar e desenvolver conteúdos que serão publicados nas redes sociais das empresas.
Apesar de ser um trabalho bastante conhecido, é preciso estudo e dedicação para alcançar as melhores vagas. O primeiro passo para quem está em busca de uma carreira sólida como social media é ingressar no bacharel em Publicidade e Propaganda.
Na FECAP, o curso de Publicidade e Propaganda tem 4 anos de duração com aulas presenciais nos turnos manhã e noite no campus Liberdade.
8. Assessor de imprensa
A profissão de assessor de imprensa é uma das mais antigas e ainda em alta do curso de Relações Públicas, afinal todo grande negócio precisa contar com este tipo de especialista.
O assessor de imprensa tem em suas mãos a responsabilidade de cuidar da imagem e da comunicação da empresa, pessoa ou organização onde atua. O objetivo deste trabalho é estabelecer e manter um bom relacionamento entre a entidade, os meios de comunicação e o público em geral.
Se você gosta da comunicação e de estar entre as pessoas, a assessoria de imprensa pode ser uma área interessante.
Para atuar na profissão, é preciso ser bacharel em Relações Públicas. O curso, na FECAP, tem 4 anos de duração. As aulas são ministradas presencialmente, de segunda à sexta-feira, nos turnos manhã e noite, no campus Liberdade.
9. Diplomata
As melhores carreiras do mercado atual não estão apenas em âmbito nacional. Ser um diplomata é algo que, além de prestígio, oferece boas remunerações salariais.
O diplomata é o profissional responsável por representar o país durante encontros com outras nações, além, é claro, de promover os interesses do Brasil e buscar soluções para possíveis conflitos externos que possam existir.
Para ser um diplomata de sucesso é preciso, entre outros quesitos, ter finalizado o curso superior em Relações Internacionais. Ele tem 4 anos de duração e na FECAP é oferecido presencialmente nos turnos manhã e noite.
10. Secretário executivo
De acordo com dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2020, a profissão de secretário executivo é a terceira que mais vem crescendo no mundo todo.
Entre as muitas funções deste profissional estão organização, comunicação, documentação, suporte e assessoria geral da alta administração das empresas, incluindo gestores, diretores e presidentes.
Para conquistar um bom cargo nesta área, o primeiro passo é obter o diploma em Secretariado Executivo. Na FECAP, o curso tem 3 anos de duração (6 semestres) e as aulas são presenciais no campus Liberdade.
Qualificação profissional ajuda a conseguir as melhores oportunidades no mercado de trabalho
A qualificação profissional é crucial quando falamos sobre conseguir as melhores carreiras e oportunidades do mercado.
Inclusive, um estudo recente mostra que profissionais com ensino superior recebem melhores salários: a pesquisa realizada pelo Instituto Semesp com cerca de 8.500 estudantes e ex-alunos do ensino superior mostrou que 135% destes profissionais passaram a receber salários acima de R$ 5 mil mensais após o término da graduação.
Além do aumento no salário, é importante ressaltar que a conclusão do ensino superior faz com que os profissionais tenham acesso às melhores oportunidades. E, assim, conseguem deslanchar nas carreiras escolhidas.
Quer ter acesso às melhores carreiras? Saiba quais fatores considerar ao escolher faculdade
As melhores carreiras e remunerações estão diretamente ligadas ao estudo e investimento feitos pelo profissional.
Além de escolher um curso em alta, é essencial que o estudante opte por uma instituição de ensino renomada no mercado. Portanto, antes de se inscrever em um curso de graduação, continue conosco e confira 5 fatores para considerar ao escolher uma faculdade!