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O mundo da Publicidade e Propaganda tem termos próprios para definir estratégias diferenciadas de venda. Essas estratégias são inovações que visam melhorar a relação entre os consumidores e quem vende.
Uma delas é a comunicação mercadológica. Você já ouviu falar nesse termo? Esse é o tema do presente texto. Siga conosco para saber tudo sobre esse assunto. Boa leitura!
O que é a comunicação mercadológica?
Antes de mais nada, vamos explicar o que é a comunicação mercadológica. Esse termo pode ser desconhecido e estranho à primeira vista. No entanto, é bem fácil de ser entendido.
A comunicação mercadológica é uma estratégia que visa a persuasão. Sua forma de se comunicar com o mercado envolve técnicas e estratégias de marketing. Ou seja, seu foco é divulgar produtos e, consequentemente, vender mais.
Feita de forma correta, a comunicação mercadológica valoriza a marca. Ela pode ser definida, inclusive, como uma forma de posicionamento perante o mercado.
Quais são as formas de comunicação mercadológica?
Agora que você já sabe o que é a comunicação mercadológica, vamos listar e detalhar essas formas de comunicação existentes. Confira!
Propaganda
A primeira forma de comunicação mercadológica é a propaganda. Há diversos modos de se fazer uma propaganda e todos eles entram no conceito básico de comunicação mercadológica: persuadir para vender mais.
Podemos citar anúncios em TV, na internet, em outdoors, em mídias externas e até mesmo cartazes ou folhetos distribuídos na rua. Essa forma de comunicação, apesar de nem sempre tecnológica, mantém a marca na cabeça do cliente.
Publicidade
Passando para a publicidade, vamos falar um pouco mais sobre as formas de divulgação de um produto ou serviço. Os quais entram no conceito de comunicação mercadológica.
Qualquer tipo de divulgação entra nessa categoria. Inclusive o famoso “boca a boca”, ou a indicação.
Merchandising
O merchandising, por sua vez, é um ramo da comunicação mercadológica que visa diferenciar um negócio de outros.
A busca por um diferencial competitivo é importante nos dias de hoje. Afinal de contas, a concorrência é grande. Quanto mais uma empresa puder se diferenciar dos concorrentes do mesmo ramo, mais sucesso ela vai ter.
Promoção de vendas
A promoção de vendas serve para atrair clientes para, como o próprio nome sugere, vender. As vendas, que costumam ser sazonais, são promovidas em campanhas de acordo com a necessidade da empresa.
Normalmente, a promoção de vendas é uma estratégia que tem data definida para seu começo e término.
Marketing direto
Como o próprio nome sugere, o marketing direto promove uma ligação sem intermediários, entre a empresa e seu cliente.
Podemos citar como uma das formas mais famosas de marketing direto o e-mail marketing. Também bastante usado nesse sentido é o telemarketing.
Venda
A venda, claramente, também é a comunicação mercadológica em si. Seu objetivo é expor os produtos aos clientes e persuadi-los a efetivar a compra.
A venda é, normalmente, o estágio final de uma relação entre empresa e consumidor. Por isso, deve-se ter cuidado ao mensurar os resultados dessa relação.
Eventos
Eventos também podem ser um modo de comunicação mercadológica. Acima de tudo, eles promovem interação entre clientes e marcas informalmente e em um ambiente propício ao fechamento de negócios.
Além disso, os eventos são organizados de modo que a marca fique na cabeça dos convidados. Seja com brindes, media kits ou até mesmo pela decoração.
Relações-públicas
Por último, mas não menos importante, temos as relações-públicas como forma de comunicação mercadológica de uma empresa.
O departamento de relações-públicas de uma empresa serve para proteger a imagem dela na sociedade e na mídia. Tudo a ver com a comunicação e a percepção que o mercado tem da marca.
Como a comunicação mercadológica é usada nas organizações?
E, na prática? Como a comunicação mercadológica é aplicada nas organizações? Veja mais sobre esse assunto a seguir.
As formas que falamos no tópico anterior têm utilidade, especialmente, quando aplicadas junto às novas tecnologias.
Isso significa que, para integrar a comunicação de uma empresa em relação a vendas e melhoria de resultados, é necessário implementar as ferramentas corretas.
O uso da tecnologia na comunicação mercadológica
Para que isso seja possível, as novas tecnologias têm cada vez mais recursos disponíveis. A cada dia, surgem novos softwares e ferramentas que servem para facilitar a comunicação mercadológica.
Por exemplo, na hora de anunciar, é importante ter dados demográficos acerca do público-alvo. Assim como na hora de realizar relatórios de gestão, contar com ferramentas de automação torna o trabalho ainda mais rápido e eficiente.
O trabalho conjunto dos departamentos de RH, marketing, entre outros, ajuda a agregar valor à marca e a crescer a empresa.
Como aprender mais sobre comunicação mercadológica?
Agora você já sabe o que é e também como ela é aplicada na prática, mas quer aprender mais sobre o assunto? Temos a solução.
O curso superior de Publicidade e Propaganda ensina todas as técnicas de comunicação mercadológica. É claro, entre outros assuntos que estão cada vez mais presentes na atualidade.
É importante ter esse conhecimento de forma concreta e reconhecida pelo mercado. Desse modo, é certeza de se conseguir melhores oportunidades.
A importância do ensino superior na área
Hoje, cada vez mais, as organizações e grandes corporações precisam de funcionários que saibam bastante sobre o mundo da publicidade. O marketing de conteúdo é uma realidade.
Por conta disso, ter uma boa formação e ensino superior na área vai fazer toda a diferença na hora de conseguir um emprego. Com a competição cada vez maior, se destacar no mercado é algo necessário.
Invista em si mesmo e faça um bom curso superior na área de Publicidade e Propaganda. Nele, você vai poder aprender as técnicas de comunicação mercadológica para se destacar.
A comunicação mercadológica é usada de diversas formas. Para ser aplicada em um projeto de publicidade, é preciso ter extensos conhecimentos sobre o tema. E o melhor caminho para isso é pela graduação em Publicidade e Propaganda.
O que você achou do post? Você gostou de ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto? Você pode aprender ainda mais sobre esse tema. Baixe o material sobre o curso de Publicidade e Propaganda e veja tudo sobre o curso.