Quando a economia vai mal, a corrida por um diploma de curso superior é a melhor saída para você não virar refém da crise.

Com menos empregos, o mercado de trabalho fica ainda mais competitivo. Assim, consegue uma vaga quem se destaca dos outros profissionais.

A graduação é a grande responsável por fazer você se diferenciar. Sabe por quê? 

Continue lendo para saber como os estudos vão ajudar você a se dar bem, mesmo em tempos difíceis.

Curso superior: para ir além

A resposta é bem simples. As pessoas que têm um diploma de curso superior estão vários passos à frente de quem não tem.

Isso quer dizer que elas conseguem os melhores empregos e, consequentemente, os melhores salários. O que todo mundo quer, não é verdade?

No Brasil, quem fez uma graduação ganha, em média, mais do que o dobro de quem só concluiu o Ensino Médio. 

Ou seja, a diferença é gigantesca!

Mas, mesmo assim, mais de 70% dos brasileiros entre 18 e 24 anos não têm um diploma de Ensino Superior nem está fazendo uma faculdade.

Como a graduação pode ajudar a sair da crise?

É o curso superior que vai dar aquela força para você acumular conhecimento, desenvolver habilidades e se tornar um bom profissional.

Não é à toa que as empresas preferem contratar pessoas qualificadas para ocupar os cargos mais altos.

Mais do que isso, ter um diploma no currículo diminui as suas chances de ficar desempregado em períodos como o que enfrentamos agora.

Além do presente, é preciso pensar no futuro. Uma hora a economia vai se reerguer e você deve estar preparado para atender às demandas do mercado.

Quais são as outras vantagens do curso superior?

Fique sabendo que a faculdade tem mais pontos positivos do que você imagina. E não apenas para a sua vida profissional. 

Veja só:

1. Mais conhecimento

Você deve ter ouvido muitas vezes que o mercado de trabalho está sempre se transformando, não é? 

Portanto, quem quer se dar bem na carreira precisa estar pronto para encarar as mudanças.

Para isso, ficar ligado nas tendências não é suficiente. Uma boa formação é que vai preparar você para as demandas do mercado de trabalho.

As aulas, trabalhos, pesquisas e troca com professores e colegas ajudam a encher sua bagagem de conhecimento.

2. Reconhecimento

Apesar de não ser uma garantia de sucesso, o diploma de curso superior faz o mundo olhar para você com outros olhos.

Além do mercado de trabalho, as pessoas ao seu redor, como a família e os amigos, vão dar ainda mais valor para você. 

Vamos combinar que é um reconhecimento merecido, não acha?

Isso porque a conclusão da graduação não acontece da noite para o dia. Para se formar, é preciso se dedicar muito durante todo o curso.

3. Amadurecimento

O crescimento pessoal é outra vantagem da faculdade. Afinal, essa experiência vai além dos assuntos acadêmicos e profissionais.

Nessa nova fase, você começa a conviver com pessoas diferentes, ter mais responsabilidades e a entrar em contato com novos pontos de vista.

Com isso, você desenvolve sua capacidade crítica e ao mesmo tempo aprende a lidar com seus compromissos. 

Isso tudo sem que ninguém fique fazendo cobranças. Afinal, ninguém é mais criança na faculdade.

Curso superior - benefícios

 

4. Confiança para seguir em frente

O curso superior funciona como uma base para você construir sua carreira profissional. A partir da vivência da graduação, fica mais fácil saber se é isso mesmo o que você quer.

Quando você se sente seguro sobre a sua escolha profissional, mais confiança você tem para continuar no mesmo caminho.

No futuro, depois de adquirir mais experiência em uma área de atuação, você tem a opção de seguir os estudos e fazer uma especialização, MBA, mestrado ou douturado.

5. Contatos

Você vai conhecer muita gente nova na faculdade. Além de fazer amizades para a vida toda, as relações com professores e colegas têm um impacto na sua carreira profissional.

Isso porque eles podem abrir portas para você no mercado de trabalho.

Aqueles que conhecem bem suas competências vão ter um grande prazer em indicar você para vagas de emprego e passar boas referências.

Por isso, a faculdade é um ótimo lugar para criar sua rede de contatos. Você vai ver a diferença que isso faz no futuro.

6. Diversidade de experiências

Só por estar fazendo um curso superior, você vai se deparar com muito mais possibilidades.

Com a ajuda da instituição de ensino, por exemplo, você pode conseguir um estágio profissional. E quem sabe não rola uma efetivação a partir dessa experiência, hein?

Além disso, dá para aproveitar o período para participar de um projeto de pesquisa, empresa júnior ou centro acadêmico. É uma forma de adquirir conhecimento, conhecer gente e desenvolver novas habilidades.

7. Amplia os horizontes

Quando tiver seu diploma em mãos, você vai perceber que não é mais o mesmo. Afinal, a formação acadêmica transforma qualquer um.

Os aprendizados das disciplinas, a convivência com pessoas diferentes e o desenvolvimento intelectual vão fazer você mudar o jeito de encarar o mundo.

Isso quer dizer que a sua vida vai ficar recheada de novas possibilidades e perspectivas. Então, você vai sonhar cada vez mais alto!

8. Futuro promissor

Para fechar nossa lista, o que todo mundo deseja: um futuro de sucesso. Estando formado, as chances de chegar onde você sempre quis são grandes.

Melhores empregos, bons salários e perspectivas de crescimento. Dá para alcançar tudo isso seguindo o caminho certo, ou seja, o da qualificação profissional.

Quem investe na formação e vê os resultados não quer mais parar. Até porque estudar é algo que ninguém deve deixar de lado nunca.

Bora começar um curso superior?

Ao ficar por dentro dos benefícios, a importância da graduação se torna mais clara para se dar bem em qualquer profissão.

“Ah, mas eu ainda não sei qual carreira seguir”. Grande parte das pessoas não sabe qual profissão escolher, pois não é uma decisão fácil.

Precisa de uma força nessa missão? Então confira o jogo das profissões e descubra qual delas tem a sua cara!

ACESSAR MATERIAL