“Qual profissão combina comigo”? Se você já se fez essa pergunta, saiba que não está sozinho

Decidir qual faculdade seguir não é uma tarefa impossível, mas exige uma boa dose de pesquisa e autoconhecimento.

Neste post, vamos ajudar você a chegar à resposta dessa pergunta. Leia até o final para descobrir o seu curso ideal.

Qual profissão combina comigo?

Descobrir qual é a sua profissão dos sonhos pode parecer impossível quando se está saindo do Ensino Médio. A falta de maturidade de alguns jovens e até mesmo de orientação profissional levam muitas pessoas a permanecerem indecisas.

O problema é tão comum que é fácil lembrar de alguém que já trancou a faculdade várias vezes. Ou de pessoas que escolheram as opções de curso na inscrição do Sisu de maneira aleatória.

A frustração acaba acompanhando esses candidatos por muito tempo. Por não saber qual curso querem fazer, as pessoas podem até mesmo abandonar os estudos.

Para evitar que a situação chegue a esse ponto, o ideal é fazer uma autoanálise e buscar ajuda profissional.

Listamos 6 dicas que vão ajudar você a descobrir qual graduação tem mais a ver com o seu perfil. Acompanhe.

Baixe aqui!

1) Tenha paciência

Ficar rolando na cama durante a madrugada não resolve nada. A pressa por tomar uma decisão só atrapalha. Ela impossibilita que você pare para pesquisar um pouco mais sobre as alternativas e reflita com cuidado. 

Não adianta ficar se comparando com amigos ou parentes. A autocobrança só aumenta o clima de tensão causado pela indecisão.

Tenha paciência com seus sentimentos e se respeite acima de tudo. Confie na sua capacidade de decisão e siga os próximos passos para tirar as suas ideias do papel. 

Lembre-se que escolher uma faculdade não precisa ser uma decisão acertada de cara. Caso você não goste do curso depois de iniciá-lo, é só trocá-lo e recomeçar, extraindo aprendizado da sua experiência. 

Até mesmo quem já trabalha em uma área há mais tempo e está insatisfeito tem a chance de mudar. Sempre é tempo de buscar a felicidade. 

2) Pratique o autoconhecimento

Observar os seus próprios desejos é uma tarefa árdua, mas necessária. Dê um passo atrás e pare para pensar em quem é você e o que você espera do futuro.

Faça uma lista das habilidades e competências que você acredita ter. Reflita sobre seu estilo de vida e o que te dá prazer.

Essas informações reunidas servirão de mapeamento para a escolha da sua carreira. A partir disso, é possível entender com qual área do conhecimento você mais se identifica e eliminar alternativas.

O autoconhecimento é essencial para tomada de qualquer decisão na vida adulta. Crie o hábito de olhar para si mesmo periodicamente e traçar metas pessoais e profissionais com base nisso. 

3) Pesquise sobre cursos de interesse e os respectivos mercados

Qual profissão combina comigo

Com base no seu mapeamento de interesses, é possível reduzir a lista de cursos há duas ou três possibilidades. Assim, será mais fácil buscar informações sobre as carreiras.

Avalie quais são os pontos negativos e positivos de cada atividade. Procure entender qual é o papel de cada profissional e como são as suas rotinas de trabalho.

Analise as tendências de mercado para aquela carreira. Há risco da profissão ser extinta? Há escassez de mão de obra nesta área? Quais habilidades são exigidas pelos empregadores deste setor?

Outro ponto importante é descobrir o salário médio daquela atividade, mesmo que este não seja um critério decisivo na escolha. Ele deve ser considerado para assegurar que você tenha qualidade de vida no futuro.

O Sistema Nacional de Empregos (SINE) divulga qual é a faixa salarial de cada profissional, por tempo de experiência. Basta consultar a internet para encontrar os valores. 

4) Visite faculdades

Muitas instituições de ensino abrem suas portas para receber estudantes do Ensino Médio em mostras de profissões.

Esses projetos são boas oportunidades de se informar mais sobre a grade curricular dos cursos e de conhecer os professores. Além disso, permitem que você conheça pessoas que estão fazendo a graduação pretendida e tire suas dúvidas sobre ela.

Normalmente, os programas são realizados no final de cada semestre para facilitar a decisão antes da inscrição do vestibular. 

Visite o site da faculdade que você deseja estudar e consulte o calendário de eventos. Marque a data na sua agenda e não perca tempo. 

5) Converse com quem atua na área

Já ouviu aquele velho ditado: “na prática, a teoria é outra”!? Pois é, nada melhor do que conversar com alguém que atua na área para entender como é a carreira.

Ter contato com profissionais já formados pode ajudá-lo a compreender como é o dia a dia de trabalho. Além disso, permite conhecer quais são os desafios da atividade.

Participar de eventos é uma forma de se aproximar de pessoas da área que você pretende atuar. Outra maneira de conseguir esses contatos é entrar em comunidades na internet e nas redes sociais.

Procure se relacionar com quem já formou e aproveite para fazer os seus primeiros contatos profissionais. Eles, com certeza, ajudarão no futuro caso você resolva seguir a profissão. 

6) Busque orientação profissional

Se mesmo depois de seguir os passos anteriores você continuar em dúvida sobre qual profissão é a ideal, há alternativa. A orientação profissional pode ajudá-lo a se encontrar.

Os testes vocacionais são aplicados por psicólogos habilitados. Tratam-se de um questionário que avalia as aptidões do jovem e apresenta possíveis profissões compatíveis com seu perfil.

Ele não deve ser entendido como guia absoluto para decisão. É apenas um relatório que identifica tendências de comportamento. Mas mesmo assim é de grande valor na hora da escolha profissional.

O maior benefício deste tipo de teste é reduzir as possibilidades de escolha. A partir do resultado, fica mais fácil voltar a pesquisar sobre a carreira. 

Hora da decisão

Depois de seguir todos os passos listados acima é mais fácil responder à pergunta: “qual profissão combina comigo”.

Realizar-se no trabalho passa, antes de mais nada, por encontrar uma atividade que combine com o seu perfil. Acredite no seu potencial e tire seus sonhos do papel! 

Quer receber mais dicas de carreira? Descubra o curso certo na faculdade clicando aqui.

Baixe aqui!