É normal ter insegurança na hora de escolher um curso superior. Afinal de contas, essa decisão vai ter consequências diretas na vida da pessoa. Para isso, a orientação ajuda a pesar os fatores e fazer uma boa escolha nesse momento.
Por conta disso, neste texto vamos te falar tudo sobre orientação profissional. Você sabe o que significa? Tem interesse no assunto? Então fique conosco que vamos te contar tudo!
Boa leitura!
O conceito de orientação profissional
“O que você quer ser quando crescer?” Essa inocente pergunta, que todo mundo já respondeu quando criança, é a fonte de estresse para diversos jovens e adultos antes de entrarem no mundo corporativo.
No geral, a pessoa se vê pressionada. Afinal, é a sua carreira que está em jogo.
Para quem ainda está indeciso quanto a qual profissão seguir, existem formas de encontrar essa resposta. E a orientação profissional é uma delas.
O que é a orientação profissional?
O conceito de orientação profissional é bem simples. Resume-se em ações feitas de modo a orientar um indivíduo na escolha de uma carreira. O objetivo, como é de se imaginar, é tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho.
Com a evolução tecnológica, cada vez mais opções existem e confundem a cabeça dos estudantes recém-saídos do ensino médio. Mesmo que eles já estejam entrando na fase adulta, o apoio especializado ajuda a ter uma visualização mais ampla sobre a vida e interesses.
A orientação profissional leva em conta o perfil de cada pessoa, e despreza soluções unicamente focadas no mercado de trabalho, quesito salarial, ou apenas um fator.
É a conjugação dos fatores que faz com que o estudante tenha mais autoconhecimento e saiba de seus pontos fortes e fracos.
A partir disso, fica mais fácil ter uma visualização panorâmica e ampla das carreiras que você pode se aventurar. Da mesma forma, é possível pensar em modos de se desenvolver para alcançar o seu objetivo final: a carreira dos sonhos.
Quando se deve buscar esse tipo de orientação?
Apesar de ser um recurso mais buscado por aqueles que estão prestes a fazer o vestibular, a orientação profissional é indicada para uma pluralidade de indivíduos.
Quem já atua em alguma área, mas decide que é o momento de aumentar a sua empregabilidade, por exemplo, pode se beneficiar dessa orientação.
Além disso, quem vai prestar o vestibular pela segunda, terceira ou quarta vez para mudar de carreira também pode buscar orientação profissional e saber mais sobre seu perfil.
A diferença de orientação profissional para teste vocacional
Agora que você já sabe o que é orientação profissional, podemos diferenciar esse conceito de outro bastante conhecido: o teste vocacional. Existem diferenças entre esses recursos, mas eles podem agir em conjunto para ajudar na escolha do indivíduo.
O teste vocacional observa o perfil da pessoa, a partir de uma análise de comportamento. Desse modo, vai encaixar o estudante em uma área. Habilidades, pontos fortes e fracos são os primeiros quesitos analisados.
A orientação profissional, por sua vez, foca de modo mais técnico, na atividade que o indivíduo quer exercer no mercado de trabalho. As informações, nesse caso, relacionam as áreas com o perfil da pessoa.
Em suma, o teste vocacional serve para verificar o quão apto um indivíduo está para exercer determinado ofício. A orientação profissional, por sua vez, é um modo de guiar o profissional em sua futura carreira.
A importância da orientação profissional
A orientação profissional, especialmente para quem está iniciando a jornada profissional, e ainda não possui nenhuma experiência, tem grande importância.
A tomada de decisão consciente sobre sua futura carreira é algo estressante até mesmo para quem já teve alguma experiência no mercado.
Para quem nunca atuou em nenhuma área, o cenário é mais estressante ainda. Fazer uma boa escolha nesse momento depende de vários fatores.
Para ter a segurança necessária, especialmente no caso dos jovens, a orientação profissional se torna essencial como um apoio.
Objetivo: satisfação pessoal
O objetivo da orientação profissional é prover o indivíduo com ferramentas que possibilitem a sua satisfação pessoal na hora de escolher a sua carreira.
Acima de influência da família, salário, entre outros, o importante é ter as habilidades necessárias para não desistir no meio do curso. Assim como exercer o emprego por toda a vida, até a aposentadoria.
A orientação profissional, nesse caso, ajuda o indivíduo a analisar friamente diversos aspectos e perceber como se encaixa melhor nas mais diversas áreas, do começo ao fim.
Até mesmo os profissionais mais experientes, como mencionamos, podem recorrer à orientação para perceber a viabilidade de mudar de carreira.
Os tipos de orientação profissional
A seguir, vamos apresentar quais são os tipos de orientação profissional. É feita por tipos, de acordo com a vida profissional do orientado.
Na hora de optar por uma carreira, e pedir ajuda especializada, o profissional vai levar o seguinte em consideração:
Início da carreira
Jovens recém saídos do ensino médio fazem parte do primeiro grupo que pode receber orientação profissional.
No início de carreira, essa orientação diz respeito a conversas mais pessoais, vocações e habilidades. É um modo de ligar o perfil à área a ser seguida na faculdade.
Estagnação
Diversos profissionais passam por um período de estagnação, no qual consideram que não crescem mais no mundo corporativo.
Por isso, buscam oportunidades de crescimento em outras situações que não são na empresa ou área em que trabalham.
Evolução
Se acomodar em um emprego com um salário confortável é mais fácil do que parece. Por conta disso, a orientação profissional também serve para analisar a evolução da pessoa.
Isso pode acontecer na mesma área ou em uma possível mudança de ramo, com o objetivo de ganhar reconhecimento profissional.
Troca de profissão
Muitas pessoas sentem-se insatisfeitas com sua vida, e o lado profissional é o principal responsável por isso. Assim, a orientação serve para quem deseja trocar de carreira de forma definitiva.
É claro que esse tipo de ideia deve ser bastante pensada, com muitos aspectos a serem levados em consideração. No entanto, a orientação profissional ajuda a perceber as vantagens e desvantagens de fazer isso.
Descanso ou redução do ritmo
Por último, todo profissional chega no momento em que manter o mesmo ritmo é impossível. Por isso, a orientação também serve para apoiar a aposentadoria ou eventual diminuição de ritmo.
Nesse caso, é possível optar por diversas atividades, desde as que pagam menos até as sem remuneração. Assim, a transição para a inatividade é sutil e tranquila.
Os métodos da orientação profissional
Entrar no mercado de trabalho é um processo complicado, e a orientação profissional é feita para facilitar essa entrada. Veja mais sobre como ela é feita.
O processo, vale dizer, varia caso a caso, de acordo com a pessoa. A duração também, sem ter um prazo mínimo ou máximo. A Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) preconiza que esse processo, no entanto, deve ter começo, meio e fim.
O objetivo é apenas fazer com que o orientado tenha uma reflexão sobre si mesmo e possa escolher seu futuro corporativo. Veja as etapas da orientação em questão:
- autoconhecimento, reflexão e estudo;
- interesses e habilidades;
- estudos e imersão no mercado de trabalho;
- networking;
- plano de ação;
Essas etapas podem sofrer variação. No entanto, o objetivo vai ser sempre ajudar o assistido na tomada de decisão de modo seguro.
A base, como é possível perceber, é no conhecimento interno. As sessões de orientação profissional podem ser feitas, a depender do método, em grupos ou até mesmo on-line.
Profissionais que podem realizar a orientação profissional
Escolher uma profissão é algo sério para o futuro de qualquer pessoa. Por isso, a seguir, vamos ressaltar quais profissionais estão autorizados a fornecer uma orientação dessa natureza.
Tanto a orientação profissional quanto os testes vocacionais apenas podem ser aplicados por pessoas capacitadas. Isso é um requisito para fins de interpretação dos resultados.
Em geral, o profissional é uma pessoa formada em Psicologia, que pode analisar os perfis de personalidade e comportamentais que uma orientação dessa requer. Eles incentivam a reflexão, sanam dúvidas e ajudam no direcionamento.
A depender do tipo de teste, determinadas dinâmicas podem ser realizadas, tanto para fins de avaliação como para ajudar o indivíduo em seu autoconhecimento.
Esse tipo de orientação também pode ser fornecido nas próprias instituições de ensino superior. Como, por exemplo, pela FECAP. Aqui, disponibilizamos aos nossos alunos o FECAP + Carreira.
No programa, ajudamos estudantes nas competências profissionais a serem desenvolvidas e que tenham relação com o curso escolhido.
Os benefícios da orientação profissional
Agora você já sabe bastante sobre orientação profissional. Temos certeza que você já considera procurar por uma.
Por isso, vamos encerrar o texto falando um pouco mais sobre as vantagens que ela vai trazer para quem decide investir nesse tipo de orientação. Confira!
Adquirir autoconhecimento
Quem é jovem, especialmente, pode sentir uma dificuldade em escolher uma área de atuação exatamente por ainda não se conhecer tanto em aspectos profissionais.
Quanto mais informações sobre seu perfil profissional você tiver, mais assertivas serão as suas decisões de carreira.
A orientação profissional, nesse sentido, é um modo de te ajudar a atingir o tão almejado autoconhecimento, que gera grande impacto na vida pessoal e profissional.
Colher informações sobre o mercado
Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho é um local exigente nos dias de hoje.
A orientação profissional, entre outros aspectos, vai te ajudar a ter informações relevantes acerca do funcionamento do mercado antes mesmo de começar a estudar para a área.
Apenas dar uma olhada na internet é uma forma muito rasa de saber como está o mercado de trabalho.
O profissional de hoje em dia precisa pesquisar e se inteirar sobre o assunto com fontes que conhecem a área, os salários médios, as cargas horárias, entre outros aspectos.
Tirar dúvidas sobre a sua área de interesse
A maioria das pessoas tem uma área de interesse. E a partir de uma orientação profissional de qualidade, você vai ser capaz de tirar dúvidas sobre aquela que você pensa ser a sua de preferência.
Desse modo, você pode acabar gostando ainda mais da área, ou até mesmo decidindo por outra.
O importante é ressaltar que escolher o ramo de atuação certo é uma forma de garantir a qualidade de vida no futuro.
Decidir com calma
A pressa é inimiga da perfeição. Com certeza você já ouviu esse ditado, e até mesmo viu a sua aplicação em sua vida.
Quando se fala em escolher uma carreira, ele também se aplica. Quando você decide dar uma chance à orientação profissional, o autoconhecimento adquirido é a melhor forma de não errar na escolha.
Quanto mais informações você tiver sobre a área desejada, mais tranquilidade você terá para optar por uma carreira. Por conta disso, a orientação é um recurso importantíssimo para você entrar no mercado de trabalho.
Identificar novas oportunidades
A partir de uma orientação profissional bem-feita, você vai poder identificar oportunidades que, até então, nem estavam no seu radar.
Talvez você tenha uma carreira em mente, mas ao ser orientado, pode perceber que outras áreas têm oportunidades melhores para você.
O apoio especializado serve exatamente para isso: juntar realização pessoal com a melhor opção para você. Com a palavra final sendo sempre a sua, é claro.
Ter inteligência emocional para decidir
Seu emocional interfere bastante no processo de tomada de decisões. E por mais que a decisão seja sua, escolher uma carreira com interferências nunca vai ser a melhor opção.
A orientação profissional é o melhor modo de te deixar tranquilo para que você não se deixe levar pela emoção ao escolher sua futura área de atuação.
Vale reforçar que, apesar de a orientação profissional ser um modo de ajudar, não significa que a pessoa vai com certeza encontrar uma resposta definitiva para o que busca.
A orientação serve para fornecer as ferramentas de apoio no processo. No entanto, é a pessoa que deve fazer a escolha final, com as informações disponíveis, para evitar frustrações.
A orientação profissional é um grande benefício para o profissional dos dias de hoje. Pois, além de ter um currículo recheado, você sabe que pode exercer todas as habilidades que colocou nele.
Gostou de saber mais sobre orientação profissional? Esse assunto é muito importante para o mercado. Ficou com vontade de fazer uma, não é mesmo?
Para deixar as suas expectativas cada vez mais perto da realidade, oferecemos um plano de carreira gratuito. Assim, você planeja exatamente o que espera de sua vida profissional. Baixe agora mesmo!